Significado de Escoliose

O que é Escoliose

Escoliose é um termo médico empregado para referir-se a um desvio ocorrido na coluna vertebral que pode acontecer tanto para o lado direito quanto para o esquerdo. Devido aos desvios a escoliose faz com que a coluna assuma um formato de “S”. Comumente a escoliose prova dor lombar, que é um dos sintomas da patologia.

O que é Escoliose

Claramente ela é uma deformação vertebral, sendo que pode haver mais de uma curva e elas podem possuir diferentes velocidades de agravamento e prognósticos diferenciados. Em outras palavras a escoliose é a curva anormal da coluna, ou, curvas, uma vez que é possível haver mais de um desvios, o que tende a agravar o caso e necessita análises individuais para o acompanhamento do caso.

Escoliose congênita é aquela com a qual o indivíduo já nasce.

O tratamento da escoliose costuma variar conforme a sua causa, além da idade do paciente ser um fator importante para a adequação do melhor tratamento possível, pois, conforme a coluna se desenvolve pode haver o agravamento do quadro.

Normalmente o uso de coletes e órteses são indicados porque ajudam a pausar o desenvolvimento da doença, sendo que sessões de fisioterapia para escoliose também se fazem necessárias. A fisioterapia não será capaz de reverter a escoliose, porém, ela proporciona o desenvolvimento da musculatura e de sua estabilidade, o que tende a preservar e proteger a coluna. Quem possui escoliose tem de realizar a prática de exercícios físicos com moderação, uma vez que é preciso prevenir lesões à coluna vertebral.

Há também a possibilidade de realização de cirurgia para corrigir a anormalidade da curvatura da coluna vertebral, fazendo com que ela fique mais próxima o possível do formato ideal. Quando realizada no momento certo a cirurgia para escoliose tende a apresentar ótimos resultados.

Todavia, é uma cirurgia complicada assim como a recuperação para a mesma. Na cirurgia de escoliose são utilizadas hastes para fixar os ossos.

 

O significado de Escoliose está na categoria Significados