Significado de Escopo

O que é Escopo

Escopo pode significar um local bem determinado com o intento de se atingir, como um alvo ou uma mira. Pode ser um objetivo que se pretende atingir, como um propósito e também pode significar o limite ou abrangência de uma operação, como um trabalho ou uma campanha.

A palavra escopo vem da palavra grega "skopós", que significa observador, espião e vigilante. Podemos tomar como significado também a atitude de observar ou vigiar para que o objetivo seja atingido, seja um trabalho ou uma operação.

Em gerenciamento de projetos, o escopo é a reunião de todos os requisitos ou características que devem ser cumpridas e ele é dividido em Escopo do Projeto e Escopo do Produto.

O escopo do projeto é o trabalho que precisa ser feito para que se possa entregar determinado bem ou serviço e o escopo do produto são as funções que caracterizam o bem ou o serviço a ser entregue. Portanto, o escopo do produto define o que será feito e o escopo do projeto define como será entregue.

É muito importante utilizar o escopo, porque ele contém todas as definições do que tem que ser feito, com características e prazos. Além disso, ele deve ser observado regularmente para que não fuja do que foi especificado previamente e para que se alcance os resultados de forma plena, sem nenhuma frustração.

Economia de escopo

Economia de escopo é uma expressão usada na Economia para as situações em que o custo-benefício é maior se produzir dois produtos ao mesmo tempo do que produzi-los de forma separada. Isso pode ocorrer quando na fabricação existe matéria-prima que é utilizada na produção de dois ou mais produtos.

Para uma empresa recorrer à economia de escopo é necessário que ela opere em diferentes negócios.

Exemplos de Escopo

O escopo do atirador é acertar o alvo.

O escopo de um professor é passar conhecimento aos seus alunos.

O escopo da campanha política é atingir possíveis eleitores.

O significado de Escopo está na categoria Significados