Significado de Esperança

O que é Esperança

Esperança é o ato de esperar alguma coisa. Também pode ser usada como o sinônimo de confiança. É acreditar que alguma coisa muito desejada vai realmente acontecer. Ela pertence à classe dos substantivos e é uma palavra feminina.

O termo pode ser utilizado para expressar um desejo, isto é, que algo de bom possa ocorrer com alguém. É um sentimento para que algo se torne realidade.

 Veja um exemplo na frase abaixo:

“Tenho esperança de que a atual crise pela qual o Brasil está passando se resolva o mais rápido possível”

A esperança pode ser fundamentada ou realística, isto é, que algo pode ser alcançado se a pessoa trabalhar para que aquilo seja realmente real.

Pode ser também baseada na utopia, isto é, de que algo nunca irá acontecer e que é totalmente impossível de ser realizado como, por exemplo, ganhar na loteria sem nunca ter feito uma aposta.

Quando o termo é empregado no sentido figurado, seu uso é de intensificação e expectativa de que algo ou alguém possa realizar um feito.

Por exemplo:

“A esperança de que a humanidade fique livre de doenças como o câncer está nas mãos de cientistas do Brasil”.

Esperança de vida

Esperança de vida ou expectativa de vida é uma expressão usada pela estatística para fazer uma estimativa do tempo de vida da população de um país, isto é, ela serve para calcular com que idade uma parcela da sociedade de um lugar pode viver.

Para que isso seja possível, é preciso observar as condições de vida e saúde desse povo, assim como o índice de mortes causado por acidentes, doenças e taxa de mortalidade.

A esperança de vida do povo brasileiro vem aumentando todos os anos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2012, a esperança de vida das pessoas era de 74 anos de idade. Entre os homens, esse índice é bem menor, ficando com 71 anos e já as mulheres têm uma taxa um pouco maior, podendo chegar a viver até os 78 anos de idade.

Em 2014, esse número aumentou para 75,2. Isso só está sendo possível devido a vários fatores, como os avanços tecnológicos, a melhoria da medicina, etc.

Esperança na Bíblia

Na Bíblia, podem ser encontrado três versões sobre o termo esperança, mas todas buscam expressar que a verdadeira esperança está em Deus e em Jesus Cristo, que a confiança n’Eles é a salvação para as nossas angústias.

Observe o seu emprego logo abaixo:

Tiqvah: é um termo que vem de um verbo em hebraico gavah e significa: “Olhar esperançosamente em uma direção particular” ou “esticar uma corda”

Yachal: é o mesmo que dizer “permanecer confiante”, “aguardar pacientemente”.

Elpis: já no idioma grego, a palavra é usada para se referir ao ato de “permanecer confiante em uma promessa”.

Veja também algumas passagens encontradas na Bíblia:

Romanos 12: 12. "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração."

"E há esperanças, do derradeiro fim..." Jr 31:17 

O inseto Esperança

A esperança é um inseto de hábitos noturnos. O som que produz é muito parecido com o som da cigarra. Ele possui asas tipo pergamináceo, o que permite que se camufle no meio das folhas, despistando dessa forma, seus predadores. Não é prejudicial à lavoura e ainda faz parte da crendice popular. Dizem que se ele pousar em uma pessoa é sinal de sorte, porém, se for encontrado morto é sinal de azar.

O significado de Esperança está na categoria Significados