Significado de Esquete

O que é Esquete

Esquete é como é conhecida a interpretação ou escrita de um pequeno texto para um ou mais autores. Uma esquete em geral tem caráter cômico e é uma forma de dramaturgia muito utilizada em programas de TV, sobretudo humorísticos.

O termo esquete deriva do inglês sketch, termo que designa o mesmo tipo de quadro televisivo num formato que é muito popular na TV dos EUA. O termo, apesar de ser recorrente no contexto televisivo, aparece também com o mesmo sentido no teatro, rádio e cinema.

Uma esquete tende a ser um cena bem curta, ou mesmo um pequeno conjunto de poucas cenas curtas, entretanto, uma esquete pode chegar a 10 minutos ou mesmo passar disso.

Como são quadros voltados em geral para o humor, o sucesso de uma enquete depende muito do talento cômico do ator, que muitas vezes com cacos, improvisos e trejeitos próprios consegue dar mais vida e deixar mais engraçada uma esquete. No estilo brasileiro de humor, é comum que as esquetes possuam um bordão ao qual o personagem cômico sempre recorre. É usual que a própria esquete se encerre com um bordão.

Entre os programas que se notabilizaram por fazer um humor baseado em esquete, temos o Zorra Total, que durante anos levou às noites de sábado o seu humor de esquetes e bordões, assim como o faz a Praça e Nossa ou fizeram Os Trapalhões.

Com a internet, o humor de esquetes ganhou um novo fôlego, misturando-se com outros formatos de humor, legando ao público brasileiro canais de sucesso no Youtube, como Parafernália e, principalmente, o Porta dos Fundos.

Internacionalmente como programas de esquetes, podemos destacar o americano Saturday Night Live, no ar há mais de três décadas, e o britânico Monty Python´s Flying Circus sucesso dos anos 70 e 80.

O significado de Esquete está na categoria Significados