Significado de Essência

O que é Essência

Essência é um substantivo existente em língua portuguesa que deriva da forma latina essentia, que quer dizer “o ser”.

A palavra essência em português, assim como em latim, representa a natureza, substância ou característica essencial de uma pessoa ou coisa. Além disso, essência também pode ser usada para definir um aroma ou perfume, o cheiro em si.

Em resumo, essência é a palavra utilizada para designar aquilo que algo é por natureza. Assim, fala-se em essência de flores, que é o cheiro das flores como ele é, sem alterações. Fala-se também em essência humana, que é referente àquilo que o ser humano é por natureza.

Essência, na filosofia e na metafísica, caracteriza aquilo que é intrínseco de um ser. O ser humano, por exemplo, tem em sua essência a racionalidade, o instinto de sobrevivência, a capacidade de se importar com outros.

Essência também pode representar a ideia principal de algo. Por isso, é possível encontrar expressões como “a essência dos livros de fulano”, “a essência da palestra”, “a essência do filme”. Essas expressões referem-se à ideia principal utilizada nessas produções. É comum falar, pelo âmbito religioso, em “essência divina”.

No contexto da química, essência é uma solução, em geral alcoólica, que é composta por óleos essenciais ou substâncias vegetais. As essências costumam ser extraídas de plantas e recebem alguns aditivos, como o álcool, para auxiliar na fixação do cheiro.

As essências podem ser adicionadas a perfumes pessoais, perfumes de ambientes (como difusores), velas, incensos ou comidas. Duas das essências mais utilizadas é a essência de baunilha e a essência de rosas.

O significado de Essência está na categoria Significados