Significado de Estado

O que é Estado

A palavra estado, quando grafada com a letra inicial minúscula, significa uma condição, situação na qual se encontra algo ou alguém, refere-se a um modo se ser ou estar.

Exemplos: estado civil, estado físico, estado de pobreza, estado do tempo, estado limite, etc.

Quando a palavra Estado é grafada com a letra inicial maiúscula define uma organização com significado de natureza política.

O Estado é definido como um conjunto de instituições formado de um governo, forças armadas e funcionalismo público que controlam e administram um povo, uma nação dentro de uma área territorial devidamente delimitada por fronteiras que são respeitadas internacionalmente.

Estado é uma entidade de poder soberano e para existir é preciso que ele possua o seu próprio território e exerça efetivamente sobre esse a sua cidadania, isto é, o Estado deve ser a autoridade máxima na área que corresponde a ele.

Estado divisões regionais

O termo Estado serve também para indicar as divisões regionais, definidas geográfica e politicamente, que fazem parte de uma república federativa, por exemplo, o Brasil.

Esses tipos de Estados têm sua própria autonomia, são regidos por uma estrutura político-administrativa local e com governo próprio, porém têm especificamente que seguir as regras da federação.

O Brasil está dividido em 26 Estados e um Distrito Federal, onde fica a sede do governo do Estado da Nação.

Tradicionalmente, em um Estado de regime democrático, existem três poderes formados para que ocorra uma governabilidade perfeita, sendo:

  • Poder Executivo – formado pelo presidente, seu gabinete de ministros e secretários.
  • Poder Legislativo – que tem como função elaborar normas de Direito e exercer o poder de legislar as demais esferas constitucionais e políticas do país rejeitando, aprovando e fazendo a fiscalização das propostas feitas pelo Poder Executivo.
  • Poder Judiciário – tem a capacidade de exercer julgamentos que se dão através das leis e regras constitucionais que advém do Poder Legislativo.

O Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário são órgãos que devem ser independentes para que assim possam exercer o poder efetivamente democrático.

Estado da matéria

No estudo da Física, o estado da matéria está relacionado com a estrutura molecular de cada substância.

O estado, dependendo da pressão e temperatura as quais um corpo ou matéria é submetido, ele pode atingir três fases ou estados:

  • Sólido.
  • Líquido.
  • Gasoso.

A água é a única matéria que pode ser encontrada nesses três níveis de estado.

Existem mais três estados da matéria que diferem dos anteriores, são:

  • Gás Fermiônico.
  • Plasma.
  • Bose-Einsten.

Estado laico

A expressão estado laico é designada para se referir à separação entre o estado e a igreja.

Estado laico é a nação em que existe essa separação. No mundo contemporâneo existem países laicos, já que acreditam que a religião sempre influenciou o modo de governar dos Estados.

Estado Novo

Entre 1937 e 1945, no Brasil, ouve um período histórico chamado de Estado Novo.

Nessa época o país era governado por Getúlio Vargas que implantou uma ditadura.

Esse foi um tempo em que houve muita prosperidade e desenvolvimento na área econômica. Porém, existiam também perseguições políticas, abafamento de oposição e o povo vivia sob regime de censura.

O significado de Estado está na categoria Significados