Significado de Estelionatário

O que é - Estelionatário

Estelionatário é um adjetivo masculino que serve para definir quem pratica o estelionato, que, por sua vez, é a prática de ato criminoso em que uma pessoa ilude a outra e obtém vantagens ao enganar a outra, normalmente utilizando-se de alguma fraude.

Estelionato provém do latim stellionatu e é comumente relacionado ao ato de vender, hipotecar ou ceder algo para mais de uma pessoa, enganando ambas.

Estelionatário em inglês pode ser chamado de swindler, que na tradução literal significa vigarista. Para estelionato, a tradução em inglês pode ser swindle ou fraud.

Para entender o que significa um estelionatário, é importante entender o significado jurídico de estelionato na lei. Eis como consta no artigo 171 do Código Penal:

“Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”

Qual a pena para quem pratica estelionato? Segundo o Código Penal, prisão de um a cinco anos, além de multa.

Mas como ser um estelionatário? Bem, sem querer incentivar ninguém a ser um, mas como dica para que você evite esse tipo de golpista, indicamos como se caracteriza um estelionatário. É preciso que o criminoso obtenha uma vantagem prejudicando uma pessoa. Normalmente isso ocorre por algum esquema ardiloso montado para que leve a outra pessoa ao engano, ao erro.

A palavra estelionatário tem como sinônimo os termos:

  • Corrupto;
  • Ladrão;
  • Sabido;
  • Trapaceiro;
  • Tratante.

Já o antônimo de estelionatário é:

  • Correto;
  • Honesto;
  • Justo.

Um estelionatário famoso

Por se tratar de um crime bastante comum no Brasil, há muitos estelionatários presos. Há até uma lista com os estelionatários procurados divulgada pelo site da Polícia Civil de São Paulo (http://www.policiacivil.sp.gov.br/portal/faces/pages_servicos/procuradosJustica?_afrLoop=5220492968449579&_afrWindowMode=0&_afrWindowId=6lq9uymv0_1#!%40%40%3F_afrWindowId%3D6lq9uymv0_1%26_afrLoop%3D5220492968449579%26_afrWindowMode%3D0%26_adf.ctrl-state%3D6lq9uymv0_21) que ajuda a identificar quem busca informações sobre alguém que aplicou algum golpe recentemente.

Há vários estelionatários famosos. Um brasileiro bastante conhecido é Marcelo Nascimento da Rocha, envolvido em diversos crimes, como estelionato. Ele chegou a se passar por diversas pessoas só para ganhar status.

Sua história mais famosa e que rendeu um livro e um filme ocorreu em 2001, quando se passou por Henrique Constantino, um dos co-fundadores da Gol Linhas Aéreas e foi entrevistado como tal por Amaury Jr., enganando também atores como Marcos Frota, Carolina Dieckmann e Ricardo Macchi. Um mentiroso nato que também se passou por guitarrista dos Engenheiros do Hawaii e líder do Primeiro Comando da Capital.

Estelionatário do amor

Outro caso curioso é o do estelionatário do amor. Um homem iniciava um relacionamento com uma mulher e, após um tempo, inventava algum problema grave de saúde na família que exigia muito dinheiro para fazer uma cirurgia e, depois de pegar a grana, simplesmente sumia.

Em alguns casos chegou a tomar mais de 100 mil reais de uma companheira. Mas após enganar mais de 30 mulheres pelo Brasil, João Luís Melo de Souza acabou detido pela polícia em São Paulo em agosto de 2016.

O significado de Estelionatário está na categoria Significados