Significado de Estoicismo

O que é Estoicismo

Estoicismo é uma doutrina, um movimento filosófico que aconselha a fidelidade ao conhecimento e a indiferença e desprezo pelos males físicos e morais, desconsiderando todos os tipos de sentimentos externos. Estoicismo também é sinônimo de austeridade, firmeza e constância no infortúnio.

No início do século 3 a.C, o filósofo Zenão de Cítio fundou em Atenas a escola de filosofia helenística chamada de Estoicismo. Lá, os estoicos ensinavam que as emoções destrutivas são resultados de erros de julgamentos e que é honesto manter uma vontade que está de acordo com a natureza.

Essa filosofia indica um modo de vida em que a melhor forma de compreender o outro é observando como ele se comporta e não o que ele diz. E que uma pessoa que é virtuosa, consequentemente atinge a felicidade.

O estoicismo está dividido em três períodos, o ético (antigo), o eclético (médio) e o religioso (recente).

Características do estoicismo

As principais características do estoicismo são que a virtude é o único bem do ser humano e que o leva em direção à felicidade, que o Universo é regido por uma razão universal natural, que qualquer pessoa deve negar as emoções e os sentimentos externos e que a indiferença deve ser valorizada, principalmente porque o prazer é inimigo do homem sábio.

Estoicismo e epicurismo

O epicurismo é uma doutrina oposta ao estoicismo. O epicurismo foi idealizado pelo filósofo grego Epicuro e ele é caracterizado pela defesa da busca da vida feliz por meio de desejos e prazeres moderados e sem grandes perturbações, que contribuirão para a administração da dor e para a diminuição e até libertação do medo da morte.

Tais desejos devem ser moderados, ao passo que em excesso podem causar perturbações psicológicas que impedirão o encontro com a felicidade, incluindo dificuldades em manter a saúde do corpo.

Para Epicuro, é necessário então que o ser humano controle todos os seus medos e desejos, para que tenha uma vida equilibrada e tranquila, sem perturbações e, consequentemente, feliz.

Popularmente, o epicurismo é sinônimo de uma vida sensual, voluptuosa e ligada aos prazeres dos sentidos. Alguns estudiosos consideram o epicurismo parecido com o hedonismo, filosofia que afirma que o prazer é o supremo bem da vida humana.

O significado de Estoicismo está na categoria Significados