Significado de Estrela de David

O que é Estrela de David

Estrela de Davi é um símbolo famoso composto por dois triângulos, um de cabeça para cima e o outro de cabeça para baixo, entrelaçados.

O que é a Estrela de Davi

A estrela de Davi também pode ser conhecida como escudo de Davi, pois, em hebraico, seu nome é Magen David, que significa escudo de Davi.

O uso da Estrela de Davi é bastante difundido dentre os judeus, mas o símbolo está presente também em outras culturas e religiões. A princípio, a Estrela de Davi já aparecia em culturas orientais milenares e só apareceu, pela primeira vez, no contexto judaico na Era do Bronze, por volta do século IV a.C. em um selo judaico encontrado na cidade de Sidom.

A Estrela de Davi ou Escudo de Davi era um símbolo muito utilizado pelo povo de Israel nos escudos que seus guerreiros levavam para batalhas. Durante o período em que a ideologia nazista estava em voga na Alemanha, os judeus eram obrigados a utilizar a estrela de Davi em suas roupas. O motivo é simples e cruel: a ideologia nazista acreditava que a ruína do país era culpa dos judeus. Identificados, eles poderiam ser perseguidos, enviados para os campos de concentração, forçados a realizar trabalho escravo. Por fim, eles eram mortos em câmaras de gás.

A estrela de Davi também é chamada de Selo de Salomão. Salomão foi o sucessor e o filho do rei Davi e é considerado o rei mais sábio de Israel. Na Bíblia, diz que Deus concedeu um pedido a Salomão e que este pediu apenas sabedoria. O pedido agradou a Deus e Salomão e seu reino foram muito prósperos.

A Estrela de Davi está, portanto, nas origens do povo judeu, tendo representado dois de seus maiores reis. Por esse motivo, ela está presente também na bandeira de Israel (apesar de Israel não ser um país inteiramente judeu).

A forma da Estrela de Davi é explicada por historiadores com o alfabeto hebraico. Em hebraico, não há vogais, por isso, o nome de Davi seria algo como דוד (Dvd), composto pelas letras dalet, vav e dalet. A letra dalet, no alfabeto hebraico inicial, proveniente do fenício, possuía formato triangular e, por isso, a estrela é composta de dois triângulos, para representar a primeira e a última letra do nome do rei Davi.

Há estudiosos que defendem que os dois triângulos possuem mais significado. Um deles representaria o homem em sua totalidade: corpo, alma e espírito. O outro seria um representante da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa afirmação é anacrônica, porém. Embora houvesse profecias sobre a chegada de Jesus e embora o Espírito de Deus agisse nos escolhidos, como relata o Antigo Testamento, não havia a noção de um Deus trinitário naquela época, como hoje há.

Estrela de Davi e Umbanda

A Estrela de Davi, com o passar dos anos, passou a ser integrada por diversas religiões, seitas e cultos, revestida de um novo simbolismo.

A Estrela de Davi é um dos principais símbolos da Umbanda. A ponta de cima da estrela representa Yemanjá e as duas outras pontas deste triângulo representam Oxum e Iansã. A ponta do triângulo virada pra baixo representa Xangô e as outras duas representam Oxósse e Ogum.

Estrela de Davi, maçonaria e ocultismo

A Estrela de Davi também passou a fazer parte da maçonaria e do ocultismo.

A Estrela de Davi é o modelo do símbolo da maçonaria, que é a estrela de Davi sem suas linhas horizontais, ou uma letra V de cabeça para cima e uma letra V de cabeça para baixo.

Para os maçons, a Estrela de Davi é a representação de Deus, da criação e da perfeição.

A ligação da Estrela de Davi com o ocultismo deve-se muito mais a interpretações ruins. Muitos confundem a estrela com um pentágono (presente no interior de estrelas de cinco pontas). O pentágono possui diversos significados esotéricos e já foi considerado como um símbolo utilizado em rituais de bruxaria ou satânicos.

Outra religião que faz uso da Estrela de Davi é a Cabala, que identifica a estrela como o confronto entre bem e mal e entre espiritual e físico, por causa das posições contrárias dos triângulos.

O significado de Estrela de David está na categoria Significados