Significado de Ethos

O que é Ethos

Ethos é uma palavra proveniente da Grécia Antiga.

O significado de Ethos para a língua portuguesa é caráter moral.

A palavra em latim moren deu origem ao termo “moral” – e possui o mesmo significado de ethos. Pode-se afirmar que morene ethos são sinônimos.

Ethos também é bastante utilizado para descrever um conjunto de hábitos ou crenças, enraizados na educação de uma sociedade ou cultura.

Para a Sociologia e Antropologia, ethos se refere aos costumes e aspectos comportamentais que favorece a distinção entre um grupo social, povo, nação ou cultura de outros – chamando isso de identidade social.

O termo ethos também pode ser utilizado para se referir a uma influência – como no caso da música – que se manifesta na conduta de quem a ouve. Assim,ethos é um conjunto de valores específicos de uma manifestação cultural ou artística.

As características (de caráter afetivo, moral e social) que definem um comportamento de uma pessoa ou até mesmo de uma cultura pode ser outra definição para ethos. Diz-se então que ethos pode ser o espírito motivador dos costumes e ideias.

Retoricamente, ethos é um dos modos de persuasão ou também uma união de argumentos que são usados nos discursos – definido por Aristóteles. Ethos seria o componente moral – aquele aspecto que mostra a autoridade do orador para acabar influenciando o público.

De acordo com Aristóteles, ainda existem outros componentes do discurso: logos, que significa o uso da razão e do raciocínio; e pathos, que seria o uso da emoção.

O significado de Ethos está na categoria Significados