Significado de Ética e Cidadania

O que é Ética e Cidadania

Ética e cidadania são palavras que chegam ao português através de duas línguas clássicas, o latim e o grego.

Ética vem da palavra grega ethos, que quer dizer costume ou modo de ser. Já cidadania é palavra derivada do latim civitas, que quer dizer cidade ou, por extensão, os direitos de um cidadão.

Assim, o significado de Ética e Cidadania gira em torno do agir bem enquanto cidadão e enquanto pessoa.

O que é Ética e Cidadania

Ética e cidadania são conceitos que devem estar na base de qualquer espécie de sociedade humana. Eles têm a ver com as atitudes tomadas pelos indivíduos e como eles interagem em sociedade, ou seja, como se tratam e convivem.

Ética é o nome escolhido para um ramo da filosofia que se dedica a estudar conteúdos morais, ou seja, aquilo que é referente à retidão do caráter humano, o que é certo.

Cidadania, assim como sua origem latina, diz respeito ao cidadão, aos direitos e deveres aos quais está sujeito em uma vida em sociedade. Assim como ética, cidadania também tem a ver com agir de maneira correta.

Cidadania também tem a ver com nacionalidade, pois cada países possui diferentes direitos e deveres do cidadão. É possível ter cidadania dupla, o que quer dizer ter a cidadania do país onde nasceu e de algum outro, no qual more ou de onde tenha tido família imigrante. Basta um processo judiciário.

No Brasil, os direitos e os deveres dos cidadãos são expressos na Constituição Federal e deve buscar sempre fazer cumprir o texto constitucional, para que as pessoas possam ter uma vida digna.

A cidadania é um conceito que é bipartido, ou seja, dividido em dois: cidadania forma e cidadania substantiva. A cidadania formal diz respeito à nacionalidade da pessoa e ao pertencimento desta pessoa a determinada nação, em geral a nação na qual nasceu.

a cidadania substantiva é um conceito mais amplo e está relacionado a direitos sociais, direitos políticos e direitos civis. Os três devem ser plenamente assegurados.

Via de regra, a cidadania nos países tem tendência a sempre se modificar para melhor, de acordo com direitos políticos conquistados, melhora no tratamento social entre cidadãos e maior consciência civil. A cidadania só estará em uma forma definitiva quando não houver mais desigualdade e todas as pessoas de determinada sociedade puderem viver em harmonia.

A relação entre ética e cidadania é bastante próxima, pois a ética costuma ser uma forma de guiar a cidadania presente e, ainda, uma forma de nortear a luta pelos direitos e condições que ainda precisam ser conquistados.

A ética e a moral são a base para o desenvolvimento de uma cidadania consciente e justa.

O significado de Ética e Cidadania está na categoria Significados