Significado de Etnia

O que é Etnia

Etnia é um grupo biológico e culturalmente homogêneo que compartilha das mesmas tradições, conhecimentos, técnicas, habilidades, língua e comportamento.

A palavra etnia vem do grego "ethnos", que significa "povo" que tem o mesmo ethos ou costume e isso inclui a língua, a raça e a religião.

Um grupo étnico é um conjunto de pessoas que se identifica e são identificadas como semelhantes em sua raça, cultura e nação.

Entre alguns exemplos de tipos de etnia, temos a etnia cigana, que se originou na Índia e que a partir do século XII um movimento de migração dos ciganos os levou para a Europa, se instalando em Portugal a partir da segunda metade do século XV.

A etnia caucasiana, caracterizada pela pele clara, engloba o grupo de pessoas originado da Europa, Norte e Nordeste da África, Oriente Médio, Sul da Ásia e Ásia Central.

Já a etnia brasileira é composta por uma grande mistura de raças, sendo as mais predominantes: europeia, africana e indígena.

A miscigenação no Brasil foi ocorrendo ao poucos, primeiros havia os nativos que viviam no país antes da chegada dos portugueses, que basicamente eram índios e descendentes de povos americanos.

Depois vieram os portugueses que tinham a intenção de explorar as riquezas do país e que trouxeram consigo negros africanos, que na época trabalhavam como escravos.

Tempos depois, imigrantes de outras partes da Europa começaram a chegar se instalando no sul do Brasil, e depois vieram ao país mais imigrantes da Ásia e do Oriente Médio.

Essa mistura formou algumas etnias no Brasil que são os brancos, maioria da população no país, os negros, os indígenas, os pardos (junção entre brancos, negros e indígenas), os mulatos (união entre brancos e negros), os caboclos (descendentes de brancos e indígenas) e os cafuzos (união entre negros e índios).

O significado de Etnia está na categoria Significados