Significado de Eunuco

O que é Eunuco

Eunuco é um substantivo e adjetivo masculino. O termo vem do Latim eunuchus, do Grego eunoukhos, que significa “castrado” e, originalmente, era “guarda de harém”.

O que é Eunuco:

O significado de Eunuco designa um homem castrado, ou seja, um indivíduo cujos testículos e/ou pênis foram removidos. Em registros, o primeiro eunuco na história data do século XIV a. C. A prática da castração destes homens durou até metade do século XX.

Por extensão, eunuco é um termo que no sentido figurado aborda aquele que é impotente, que é estéril, fraco ou inútil.

Os eunucos eram utilizados como guardas ou serviçais dos haréns (locais onde ficavam as esposas e concubinas reais), no Oriente Médio e na China. Muitos deles eram escolhidos pela incapacidade sexual causado, provavelmente, por problema congênito ou aqueles que foram submetidos à castração (muitos por terem virado prisioneiros de guerra) – este último caso envolvia até pedidos voluntários para se tornarem guardas, aproveitando-se da boa comida dos palácios da nobreza.

Já na Grécia antiga, a prática de castrar um indivíduo se valia como pena para impedir que este estuprasse ou praticasse adultério novamente. Os gregos também ainda costumavam castrar serviçais domésticos para que eles ficassem mais dóceis e inofensivos.

No século I, durante o Império Romano, os imperadores tinham os eunucos como os conselheiros da corte e também como funcionários estatais.

Curiosamente, muitos destes indivíduos que tiveram somente os testículos arrancados ainda tinham a capacidade de ter ereções. Exemplos que também não tinham qualquer chance de ereção eram os castrati, meninos entre 8 e 10 anos, que tinham seus testículos retirados para que se evitasse que a voz ficasse mais grossa. Estes castrati eram cantores que, a partir do século XVI, tinham papéis femininos em óperas italianas, quando as mulheres foram proibidas de cantar nos corais da Igreja. Esta castração somente foi proibida em 1878, pelo papa Leão XIII.

Também, no século III, existiam seitas que castravam os integrantes como uma forma de servir a Deus. Um exemplo é a seita dos Valesii, que se localizava na Jordânia. Outra famosa é a seita cristã Skoptzy, situada nas regiões da Rússia e Romênia durante os séculos XVIII e XX.

O significado de Eunuco está na categoria Significados