Significado de Europa Setentrional

O que é Europa Setentrional

Europa Setentrional é um termo utilizado para designar uma porção de território localizada no norte do continente europeu. A palavra setentrional se refere a um dos pontos cardeais, mais especificamente o ponto cardeal norte. O ponto cardeal norte, por sua vez, se refere à região da Terra situada ao norte.

Os pontos cardeais da Terra

Os pontos cardeais se relacionam ao posicionamento do Sol durante os diversos períodos de um dia. Eles são pontos que tem por finalidade a orientação no território terrestre, vinculados, como dissemos anteriormente, à posição do Sol no céu de acordo com o período do dia.

O princípio que determinou a posição de cada ponto cardeal foram os sentidos que o Sol nasce no horizonte e no sentido em que ele se põe no horizonte. O Sol nasce em uma determinada direção e nasce em outra, respectivamente.

Os pontos cardeais são:

  • Norte: O lado que se situa a sua frente quando você estende o braço direito na direção em que o Sol nasce.
  • Sul: O lado que se situa atrás de você quando você estende p braço direito na direção em que o Sol nasce.
  • Leste: O lado onde o Sol nasce no horizonte.
  • Oeste: O lado onde o Sol se põe no horizonte.

Europa

A Europa ou continente europeu é um dos 6 continentes do mundo, que se situa totalmente no hemisfério norte do planeta Terra. Ela é, aliás, um dos menores continentes de todo o planeta, mas também é um dos mais povoados. Ela é limitada a leste pela Ásia, ao sul pelo Mar Mediterrâneo, ao norte pelo Oceano Glacial Ártico e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Ela possui por volta de 50 países, incluindo nesse escopo a Rússia. Seu clima é predominantemente temperado, sendo uma parcela do seu território situada no polo norte, que possui por sua vez o clima polar.

Clima da Europa Setentrional

A região da Europa Setentrional contém dois tipos climáticos: o clima temperado continental, que é seco, mas possui verões quentes e chuvosos e invernos bastante frios e o clima polar, com verões bem curtos e invernos longos e rigorosos.

Relevo e hidrografia da Europa Setentrional

Essa porção do continente europeu possui duas principais formações de relevo: os maciços montanhosos antigos e as planícies. Os maciços montanhosos antigos foram formados em eras geológicas muito distantes e mesmo os relevos montanhosos já se apresentam bastante desgastados.

Contudo, o relevo que predomina de fato no norte europeu são as planícies, que possuem uma enorme extensão.

No que se refere à hidrografia do norte europeu, seus rios são pouco extensos, assim como os demais do restante da Europa. Aliás, essa região concentra algumas das nascentes dos rios europeus.

População da Europa Setentrional

A região norte da Europa é marcada por uma baixa densidade demográfica; é a região menos povoada da Europa, por conta de seu clima, que é dotado de um inverno extremamente rigoroso e temperaturas quase sempre frias. É uma região considerada um verdadeiro vazio demográfico. Sua população é composta em sua maioria por adultos.

Os países da Europa Setentrional são: Suécia, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Islândia e parte da Rússia.

O norte da Europa é composto majoritariamente pelos chamados países nórdicos ou escandinavos, que são a Suécia, Finlândia, Dinamarca, Noruega e Islândia.

Economia e cultura da Europa Setentrional

Esses países possuem uma organização política similar, que coopera entre si. Além disso, eles se estruturam de acordo com um sistema político e econômico chamado de Estado de Bem-Estar Social.

 Esse modelo político e econômico é caracterizado por uma postura que realiza ações que tem como objetivo garantir o bem-estar social da sua sociedade, assegurando os direitos básicos da população. É uma espécie de capitalismo, mas com preocupações sociais mais fortes.

As religiões principais são a protestante e a católica ortodoxa. No que concerne à língua, as línguas faladas na região pertencem ao tronco linguístico das línguas germânicas.

O significado de Europa Setentrional está na categoria Significados