Significado de Evaporação

O que é Evaporação

Evaporação é o ato ou efeito de evaporar. Do ponto de vista da física, é a conversão de uma substância do estado sólido ou líquido para o estado de vapor. Em geral, é mais comum vermos substâncias líquidas passarem pelo processo de evaporação atingindo o estado gasoso, e o exemplo mais cotidiano disso é a evaporação da água.

Em determinadas condições de temperatura, uma substância em estado líquido adquire a força e energia necessárias para superar a tensão que a impele a manter-se em seu estado inicial, e esse momento é o seu ponto de ebulição, o ponto onde começa a haver uma transformação de um estado para o outro, e o líquido passa a evaporar-se. Quando mais calor receber a substância, mais rápido será o processo de evaporação.

Pode-se dizer que o processo de evaporação se dá devido à “fuga” de moléculas da substância líquida que passam a interagir com o ambiente e entre si assumindo em conjunto um estado gasoso. A energia que permite que moléculas ganhem o espaço está contida no próprio líquido da qual fazem parte e na temperatura do recipiente que comporta o líquido.

O processo de evaporação é importante, pois graças a ele a água da superfície do planeta, ao ser aquecida pelo sol, evapora transformando-se depois em nuvens que mais tarde produzirão precipitações, como chuva e neve, fazendo com que a água volte a superfície e o ciclo recomece.

Fatores que Influem na Evaporação

O maior determinante no processo de evaporação é a temperatura, quanto maior ela é, maior será a taxa de evaporação. Entretanto, existem outros fatores que podem influir no processo:

-Se no processo de evaporação o ambiente tiver uma concentração significativa da substância que está evaporando, então a evaporação será mais lenta;

-Se houver muitas substâncias distintas no ar, o processo de evaporação terá mais dificuldade de se efetuar e portando será mais lento;

-A pressão do ar também é um fator importante. Quando maior for a pressão do ar, menor será a evaporação. E por isso a água ferve mais rápido em lugares que se encontram em altitude;

-Quanto maior for a superfície de contato em que se encontra a substância, maior a abertura para que mais moléculas escapem no processo de evaporação, acelerando-o;

-Outro fator importante é a vazão de ar. Em ambiente onde há uma maior circulação de ar, existe um ambiente melhor para o fluxo de moléculas, o que facilita a evaporação e a torna mais rápida;

-Às vezes determinada substancia sob determinadas condições têm mais ou menos força intermolecular, e assim sendo, se essa força for grande, tornará mais difícil o processo da evaporação.

Evaporação, Ebulição e Calefação

Existem três processos responsáveis pela vaporação, ou seja, pela transmutação de uma substância em um estado líquido para o gasoso, e elas são: a evaporação, a ebulição e a calefação.

Na evaporação, vemos o processo acontecer gradualmente, conforme temos um aumento da temperatura. Na ebulição, temos o processo abrupto de transformação que ocorre a qualquer substância líquida a partir de determinada temperatura. A água, por exemplo, muda de estado quando chega em seu ponto de ebulição, que é 100º. A calefação é o processo de vaporação que decorre do choque de uma determinada quantidade de uma substância líquida com a superfície de uma substancia sólida muito aquecida.

O significado de Evaporação está na categoria Significados