Significado de Evidência

O que é Evidência

Evidência é tudo aquilo que mostra, que indica, que insinua, que aponta para algo, que destaca, que clarifica, torna óbvio. Algo que está em evidência está visível a todos, é nítido, inconfundível.

Podemos então dizer que evidência é o mesmo que prova, do que aquilo que comprova por não deixar espaço para a dúvida. Um crime, para ser solucionado, precisa de evidências, provas que indiquem qual deverá ser a linha de investigação. A investigação chegará a determinada conclusão, que depois será levada a um júri que analisará as evidências criminais e julgará se o réu é culpado ou inocente.

Indício pode ser então um sinônimo de evidência, no sentido de algo que demostra, que aponta. É preciso de indícios para que uma tese seja formulada, ou seja, se não houverem evidências, a tese é só uma especulação vazia para a qual não se pode dar crédito.

A ciência e a filosofia então baseiam-se em evidências, em dados que permitam supor ou confirmar que uma premissa está correta ou incorreta. Foi encontrado água em uma das luas de Júpiter, por exemplo, isso é uma evidência de que lá pode haver vida, contudo, precisam-se ainda mais evidências para que se confirme essa hipótese.

Num outro sentido, temos evidência com o mesmo significado que destaque. Algo em evidência é algo que se sobressai. “A garota abusou dos decotes para deixar o seu corpo em evidência”, por exemplo. Uma banda que está fazendo muito sucesso no momento pode ser considerada uma banda em evidência, assim, tudo o que desponta, que se mostra, chama a atenção, pode ser dito que está em evidência.

O significado de Evidência está na categoria Significados