Significado de Evolucionismo

O que é Evolucionismo

Evolucionismo significa um tipo de teoria que protege/defende o processo de evolução das espécies de seres vivos, por meio de modificações lentas e progressivas de acordo com o ambiente em que habitam.

A teoria do evolucionismo foi desenvolvida e elaborada por vários cientistas a fim de explicar as transformações sofridas pelas várias espécies de seres vivos ao longo do tempo, em relação com o meio ambiente em que vivem.

Evolucionismo Darwin

O inglês Charles Darwin foi o principal cientista ligado ao evolucionismo, que em 1859 publicou a obra “A Origem das Espécies”.

Darwin é um importante personagem que iniciou a tese que deu origem à Teoria da Evolução das Espécies.

Charles Darwin desenvolveu um conjunto de estudos no século XIX que deu início ao Darwinismo, uma teoria considerada como sinônimo do evolucionismo, o que consagrou Darwin como o pai da “teoria da evolução”.

Essa teoria de Darwin afirma que cada espécie segue um processo de mudança que é realizada através de uma seleção natural.

De acordo com o darwinismo, os ambientes são capazes de “selecionar” os organismos mais apropriados para habitar determinado local, a essa doutrina Darwin deu o nome de seleção natural.

Neodarwinismo

Com a descoberta de novas ciências e ramos, como a Mutação e a Genética, houve uma evolução dos estudos apresentados por Charles Darwin. Essa evolução é o que se chama Neodarwinismo.

O neodarwinismo trouxe novas descobertas que até então estavam ocultas nas pesquisas de Darwin.

De acordo com o conceito de evolucionismo, os seres humanos tiveram origem a partir de um processo de evolução de espécies extintas.

O francês Jean Baptise Lamarck foi um dos cientistas que apresentou um estudo que afirmava que os seres vivos teriam surgido de uma evolução de animais primitivos.

Evolucionismo e criacionismo

O evolucionismo é uma teoria contrária ao criacionismo, vez que o criacionismo afirma que a criação das espécies é tida com a participação de algum ser divino.

Enquanto no evolucionismo a multiplicidade de seres existentes é obra das modificações/evoluções progressivas e lentas originadas por meio das transformações das espécies causando sua evolução, no criacionismo a vida seria uma obra de uma entidade divina.

O conceito de criacionismo se baseia na afirmativa de que Deus é o ser responsável por tudo que existe no mundo e todo o tipo de ser que nele mora também é obra resultante da intervenção divina.

Evolucionismo social

O evolucionismo social ou “Racismo Científico” ou “Darwinismo Social”, diz que para haver a evolução, os seres vêm de uma característica inicial animalesca para depois se desenvolverem alcançando formas cada vez mais evoluídas conforme se tornam mais civilizados.

A teoria do evolucionismo social contribuiu para intensificar a ideia de que algumas sociedades humanas deveriam exercer domínio sobre outras, acreditando que dominando os “inferiores” seriam capazes de ajudá-las em seu desenvolvimento e civilizá-las.

O que é evolucionista

Evolucionista é aquele (ou que) defende ou que é partidário dos princípios relacionados ao evolucionismo.

Evolucionismo cultural

O evolucionismo cultural está relacionado à classificação dos diferentes tipos de culturas humanas em sociedades menos ou mais evoluídas.

Com a publicação da obra “A Origem das Espécies” de Darwin, tal pensamento da evolução ganhou bastante força na época.

Evolucionismo teísta

O evolucionismo teísta, ou evolução teísta, refere-se a uma filosofia criacionista que busca conciliar a teoria da evolução e a ideia de um ser divino.

O significado de Evolucionismo está na categoria Significados