Significado de Exagerado

O que é Exagerado

Exagerado é um adjetivo que caracteriza aquele que se comporta com exagero, ou seja, refere-se a uma pessoa que tem um comportamento excessivo, desmedido, que é intenso em tudo que faz. Tal termo pertence à classe dos adjetivos.

O que é Exagerado:

É uma palavra que tem sua origem etimológica no latim exaggerare, que denota ação de ampliar, aumentar ou elevar.

Significado de Exagerado

Veja um exemplo:

“João é um garoto muito exagerado, age sempre por impulso e não pensa nas consequências de seus atos.”

Desmoderado, hiperbólico, imoderado, demasiado podem ser outros termos utilizados como sinônimos para exagerado.

O termo exagerado também serve para caracterizar um acontecimento que tomou proporções além do normal, ou seja, um fato que saiu do controle. Como por exemplo, na frase logo abaixo:

“A festa de Mariana era para poucos amigos, porém, alguém divulgou o acontecimento na internet e a festa acabou tomando proporções exageradas.”

Aquele que age com falta de naturalidade pode ser classificado como alguém exagerado. Que age forçadamente em determinadas situações ou apresenta uma reação em grandes proporções de forma desnecessária.

Observe o seu emprego na frase:

“Diego sempre se julga o melhor aluno da turma. Esse jeito exagerado causa certo incômodo entre seus colegas de classe.”

Muitas vezes, a palavra exagerado aparece em letras de músicas. Grandes compositores já usaram esse termo para dar ênfase as suas melodias. Cazuza e Naldo, por exemplo, têm canções com esse tema.

Cazuza compôs a letras da música Exagerado com dois outros compositores, Ezequiel Neves e Leoni. Nela eles destacam o amor de uma forma intensa e extremamente excessiva.

Veja um pequeno trecho dessa famosa canção de Cazuza:

“Exagerado. Jogado aos teus pés. Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado”.

O significado de Exagerado está na categoria Significados