Significado de Excêntrico

O que é Excêntrico

Excêntrico é um termo que significa aquilo que foge do centro, o que se distancia do centro, que se desvia do centro, ou então aquilo que não compartilha de um mesmo centro. Contudo, o adjetivo excêntrico tem também outras aplicações na língua portuguesa que partem de seu sentido original.

O termo excêntrico é mais utilizado em seu sentido figurado, com o sentido de fora do comum, extravagante, esquisito, esdrúxulo. Neste sentido, excêntrico é aquele ou aquilo que se distancia dos demais em sua aparência e comportamento, que faz coisas que parecem não ter sentido, que são inspiradas por ideias, conceitos e culturas pouco conhecidos da maioria da população.

Todas as sociedades têm valores e normas culturais que são compartilhadas entre os seus membros, mas em todas as sociedades existem também indivíduos que por um motivo ou outro fogem de alguns desses padrões ou de todos eles. Essas pessoas que destoam do comportamento usual são as que identificamos como excêntricos.

O termo excêntrico pode também ser usado como um substantivo masculino, quando utilizado como sinônimo de extravagante, indicando aqueles que pensam ou se comportam de maneira adversa ao demais.

A palavra “excêntrico” também pode ser uma forma mais culta, delicada, eufemística de se referir a alguém considerado louco, por assim dizer. Se um indivíduo de uma classe social menos abastada apresenta um comportamento muito diferente de seus pares, esse será taxada de doido, maluco. Contudo, se um homem de posses apresenta um comportamento bizarro, muito distante da cultura das pessoas do seu meio, será taxado de excêntrico.

No âmbito da mecânica, uma peça que tem um eixo de rotação fora do seu centro, realiza um movimento excêntrico; enquanto que na Geometria será excêntrico a distância que compreende o centro da elipse ou hipérbole em sua relação com determinado foco.

O significado de Excêntrico está na categoria Significados