Significado de Excursão

O que é Excursão

Excursão é o substantivo feminino que dá nome a uma viagem em grupo, uma jornada ou um passeio de estudo ou com fins recreativos.

A palavra é proveniente do termo alemão "Exkursion", criado pelo escritor e poeta Philipp von Zesen, que significa uma viagem com o objetivo de pesquisa de campo e/ou estudos.

Uma excursão pode ser um passeio de um dia ou uma viagem mais longa e é realizada em grupo de pessoas, que podem se conhecer ou não. O objetivo de uma excursão pode ser para lazer ao visitar um destino turístico, um show, um festival ou um parque de diversões, por exemplo. Pode ter fins religiosos ao levar fieis a grandes templos ou cidades sagradas; pode ter motivações culturais e de estudo, ao visitar um museu, um zoológico ou um parque botânico ou com objetivo desportivo, onde as pessoas vão assistir a um jogo de qualquer tipo de esporte.

Por ser uma viagem ou passeio em grupo, a excursão geralmente possui a vantagem de ter preços mais baixos do que quando as pessoas decidem fazê-los por conta própria.

É muito mais comum que a excursão tenha fins educativos e pedagógicos, onde ocorre dentro de escolas, principalmente as infantis, ao passo que se torna um método de ensino prático e que desperta maior interesse dos estudantes.

No contexto militar, uma excursão pode significar uma invasão ou ataque a um território adversário. A palavra também está ligada a fenômenos meteorológicos e é utilizada para exemplificar diferenças de temperaturas em um lugar, dentro de um período de tempo. Já no sentido figurado, uma excursão pode significar uma digressão ou divagação.

O significado de Excursão está na categoria Significados