Significado de Expertise

O que é Expertise

Expertise é um substantivo feminino derivado do idioma francês e significa avaliação por peritos, experiência ou especialização. É um termo comumente usado para se referir aos grandes conhecimentos e habilidades de uma pessoa em determinada área ou sistema.

A palavra expertise surgiu na França no século XIV e é derivada de "expert", que significa "perito" com o sufixo francês "ise", significando então “experiência e especialização”. 

A expertise pode ser a competência ou a qualidade das habilidades de um especialista ou ainda pode significar uma avaliação ou perícia que é realizada por um especialista no assunto.

Chama-se “expert” a pessoa que possui conhecimento elevado sobre determinado assunto ou tecnologia e que domina a área ou sistema, se destacando perante outros profissionais. Em inglês, é usada a expressão "domain expertise" para indicar um "especialista no assunto".

Um expert possui muita experiência prática e transmite confiança em seu parecer sobre determinado tema. Uma perícia ou avaliação feita por um expert também é chamada de expertise.

A avaliação de um expert tem grande peso e é de bastante importância, visto que ele é o profissional mais competente para realizar tal ação. E essa atividade pode ser realizada tanto de forma individual por uma pessoa física, quanto por uma empresa que é especializada em realizar melhorias na produção da empresa que a contratou, no desenvolvimento de produtos ou apresentando soluções para problemas.

Essa avaliação ou análise pode ocorrer em uma empresa como um todo, em uma área específica ou mesmo dentro de um sistema de tecnologia.

Outra palavra muito usada e que se compara à expertise é o know-how, que é usado para indicar o conhecimento prático sobre como realizar algo.

O significado de Expertise está na categoria Significados