Significado de Fachada

O que é Fachada

Fachada é qualquer face de algo. Na arquitetura, são as faces exteriores de um edifício. Geralmente a fachada frontal ou frontispício é considerado a principal, e popularmente conhecida como a única fachada de um edifício, no entanto, além da parte da frente também existem a fachada posterior (parte de trás) e as fachadas laterais.

Ainda na arquitetura, fachada é uma denominação não apenas para edifícios empresariais, mas também usada para a fachada de casas, fachada de lojas e até para a fachada de muro, quando o muro é aparente e não é possível ver a casa olhando a partir do exterior do terreno.

Existe um tipo de fachada chamada de fachada ventilada, que melhora a sensação térmica dentro de um edifício e chega a reduzir de 30% a 50% o consumo de energia dentro dele.

A fachada ventilada é considerada sustentável, pois além de reduzir o consumo de energia, é feita a partir de materiais recicláveis e ecologicamente corretos.

A palavra fachada também é utilizada para designar a primeira folha de um livro, onde aparece o título da obra e o nome do autor.

E fachada também é usada no sentido figurado para caracterizar a aparência exterior que não corresponde com a realidade de algo ou alguém. Por exemplo, usa-se a expressão "namoro de fachada" para uma relação onde não existe amor ou não há amor recíproco e que mesmo assim o casal quer mostrar para a sociedade que está junto.

Ainda no sentido figurado, pode se referir ao semblante de alguém que demonstra ser forte em todas as situações e que não chora na frente dos outros, mas que na verdade, possui uma personalidade frágil, onde normalmente se diz “fulano se mostra durão, mas é só fachada”.

Por fim, a palavra fachada também pode designar uma atividade ilícita, quando um negócio é usado de fachada para encobrir uma atividade criminosa, também conhecida como lavagem de dinheiro.

 

O significado de Fachada está na categoria Significados