Significado de Fadiga

O que é Fadiga

Fadiga é um substantivo feminino derivado da palavra latina “fatica”, cujo significado é “cansaço”, “extenuação”. Devemos lembrar que a palavra “fática”, no português atual, nada tem a ver com fadiga, significando “relativo ao fato, ao acontecimento”.

O que é fadiga?

Na língua portuguesa, fadiga tem o mesmo significado de seu original latino, indicando cansaço extremo ou esgotamento, podendo ser físico ou mental, e causado pelo esforço repetitivo ou trabalho intenso.

A fadiga é a síntese de uma série de sintomas apresentados por alguém que se mostra sem capacidade de realizar qualquer tarefa corriqueira, dentro da normalidade, em virtude de ter exagerado no seu esforço físico e mental. Numa pessoa fatigada, começam a surgir estados de letargia, chegando até à sensação de calor na massa muscular, quando a fadiga é provocada por trabalho intenso.

Quando se trata de cansaço mensal, a fadiga apresenta falta de concentração, perda de apetite e irritabilidade, provocando dores de cabeça, fraqueza corporal e excesso de sono.

Numa pessoa com excesso de fadiga, ou fatigada, não há a capacidade de continuar funcionando em níveis normais, utilizando sua capacidade pessoal, devido à sensação ampliada de necessidade de descanso.

A fadiga é resultado natural, como resposta do organismo indicando essa necessidade de recompor as energias, tornando-se mais perceptível após trabalhos mais intensos e exercícios pesados, quando ocorre o esgotamento físico.

A fadiga também pode apresentar-se como um sintoma quando existe algum problema de saúde crônica, como por exemplo, numa pessoa portadora de câncer, ou com anorexia (apresentando distúrbios alimentares). A fadiga ainda pode acometer portadores de diabetes e de lúpus, uma doença autoimune, entre outras.

A palavra fadiga também pode ser aplicada para a perda de qualidade ou força de um equipamento ou mecanismo, como por exemplo, em peças mecânicas desgastadas pelo uso contínuo.

Sinônimos de fadiga

Fadiga tem como sinônimos: afronta, cansaço, fastio, canseira, sufocação ou quebreira. Em inglês, fadiga pode ser traduzida como fatigue, tiredness ou weariness.

Fadiga Muscular

A fadiga muscular, em pessoas, é provocada pelo esforço extremado e repetitivo de um grupo de músculos ou do corpo todo. Ao movimentar-se em demasia, as fibras musculares se resentem pela intensidade da atividade física e pelos fatores ambientais, como temperaturas mais elevadas, criando a condição de fadiga física.

Para uma pessoa evitar a fadiga muscular é necessário que esteja preparada fisicamente, fazendo atividades físicas rotineiras e treinando e fortalecendo sua massa muscular, além de praticar a alimentação saudável e descansar o suficiente durante a noite. O respeito à capacidade física evita o desgaste das fibras musculares e fortalece o organismo.

Fadiga Mental

No caso da fadiga mental, necessariamente estamos falando de estresse. O esforço constante e a concentração mental, numa condição repetitiva de atividades intelectuais, trará, em consequência um estado de esgotamento mental. O cérebro não é formado por músculos, mas também se ressente de sua constante utilização.

No caso de fadiga mental ou de esgotamento, os sintomas mais frequentes são a irritabilidade, as dores de cabeça, a falta de concentração e atenção com os acontecimentos e com o trabalho. Uma pessoa com fadiga mental deve evitar atividades que exijam concentração, como dirigir veículos ou trabalhar com atividades intelectuais.

Fadiga Crônica

A medicina dá o nome de Síndrome de Fadiga Crônica, ou Síndrome da Disfunção Imune, a casos em que a pessoa apresenta um nível de exaustão extremamente alto, constantemente, que não é eliminado nem quando a pessoa passa por descanso mais prolongado.

A SFC, ou fadiga crônica, atinge principalmente mulheres na meia idade, entre 30 e 50 anos, sendo que suas causas ainda não são conhecidas.

Fadiga Adrenal

O mundo moderno criou um novo tipo de fadiga, a fadiga adrenal, provocada principalmente pelas condições apresentadas na vida contemporânea. A fadiga adrenal se caracteriza não pelo esgotamento físico ou mental, mas apresenta-se através de situações como pressão financeira, perda de emprego, violência urbana, bullyng, ou ainda pelo uso excessivo de fumo, de bebida alcoólica, etc.

Com a convivência com os problemas do mundo moderno, as glândulas adrenais, ou glândulas suprarrenais, não funcionam corretamente, apresentando os mesmos sintomas da fadiga e do esgotamento. Isso acontece porque essas glândulas são responsáveis pela regulação das atividades do corpo humano, mantendo a pressão arterial, o ciclo natural do sono e outras funções do sistema endócrino que devem ser respeitadas para a manutenção da saúde física.

Fadiga Ocular

A fadiga ocular é também um resultado da vida moderna, surgindo quando forçamos demais a utilização dos olhos, em leitura e no uso de computador, ou mesmo assistindo televisão. Quando mantemos o olhar fixo por muito tempo, exigimos um grande esforço da visão, que pode provocar a fadiga ocular, necessitando de tratamento e de uso de óculos com lentes apropriadas.

Fadiga Mecânica

A fadiga mecânica é um conceito aplicado aos materiais sujeitos a ciclos repetitivos em mecanismos, forçando a sua deformação pela tensão de utilização. Material sujeito à fadiga mecânica tem tendência à quebra ou rupturas, sendo um dos principais responsáveis pela parada de equipamentos.

O significado de Fadiga está na categoria Significados