Significado de Fake news

O que é Fake news

Fake news é uma expressão da língua inglesa cujo significado pode ser traduzido como "notícias falsas". Trata-se de informações noticiosas que não dizem respeito à realidade, mas que mesmo assim acabam sendo compartilhadas pelas pessoas na internet, principalmente pelas redes sociais, como se fossem verdadeiras.

O significado de Fake news está na tentativa de gerar uma polêmica em relação uma situação ou de um indivíduo, atuando de forma a prejudicar a imagem daquilo que está sendo motivo de fake news. Trata-se de conteúdo polêmico, dramático e apelativo e, por isso, acaba atraindo muito a atenção das massas, principalmente se estas não possuírem senso crítico, acabando por serem direcionadas a acreditar em uma mentira, o que consequentemente vai atender aos interesses de determinada pessoa ou grupo que disseminou as notícias falsas.

Como se vê, as fake news podem se tornar uma espécie de “arma” ilegal contra algo ou alguém. Sob o ponto de vista político, as notícias falsas são utilizadas com a meta de prejudicar a imagem e a reputação de um adversário político, um candidato, fazendo com que ele perca apoio em uma disputa eleitoral, por exemplo.

Fake news tem outros exemplos, tais como o de propagar uma notícia destacando que determinado indivíduo matou alguém, sendo que não há nenhuma prova de que isso ocorreu de fato. Ou ainda que um governo instituiu uma política que atenta contra a sociedade, sem que isso tenha ocorrido de fato, tudo com o objetivo de prejudicar um grupo e favorecer outro.

As fake news no Brasil também já chegaram e têm causado muitos transtornos. Há várias denúncias e relatos do mau uso das informações ou mesmo da criação de notícias totalmente falsas que são propagadas por sites pouco confiáveis e acabam atingindo a população de forma massiva através das redes sociais. O grande volume de informação e a rapidez com que se propaga tem facilitado a transformação de coisas falsas em verdades para muitos indivíduos, sem que a grande imprensa consiga levar a versão verdadeira a uma grande parcela da sociedade, mesmo que tenha checado e desmentido a informação.

Como identificar fake news?

Hoje em dia, com o advento da internet e das redes sociais, o acesso ao conteúdo está muito mais fácil, bem como a produção do mesmo. Isso faz com que muitas notícias falsas possam ser criadas e compartilhadas sem que se saiba realmente se aquilo é real. Por isso, é essencial que o usuário tenha discernimento e senso crítico quando vir qualquer notícia, seja em eu celular, tablet, notebook ou computador de mesa. A seguir, indicamos alguns passos que poderão ajudar você a identificar as fake news.

Uma das primeiras dicas é quanto à importância de se ler todas as notícias. Isso porque uma das estratégias mais comuns das fake news é quando o título da notícia é apresentado de modo desconexo com o restante do texto. É muito comum as pessoas compartilharem os conteúdos sem ler tudo o que está ali e, dessa forma, acabam disseminando ideias muito deturpadas sobre os acontecimentos e as pessoas em questão.

Outro aspecto característico das fake news é que elas são paupérrimas de fontes, isto é, não tem origem certa nem é possível verificar em outros sites, mais confiáveis. Se uma informação não possui elementos jornalísticos básicos, como a referência de quem disse determinada coisa, por exemplo, a veracidade daquela informação deve ser questionada.

Por isso, é importante checar a informação em outras fontes e não confiarmos na primeira que aparece. Uma dica certeira para isso é levar a notícia para outros sites e ver se grandes veículos de comunicação também estão noticiando e como eles estão informando sobre aquele assunto, se as informações são semelhantes ou não.

Conferir a autoria dos textos é fundamental, bem como buscar o histórico de trabalhos realizados pelas pessoas que assinam a matéria. Em várias situações, os autores de uma notícia falsa também são fake, alguns nem existem. Por isso, se não houver nenhum indício de quem escreveu aquele texto, a probabilidade daquele conteúdo ser falso é grande.

Antes de compartilhar a notícia, não esqueça de ver a data de publicação da notícia. Isso porque, é possível que a notícia seja verdadeira, mas esteja sendo utilizada fora do contexto original, isto é, ela pode ser de outro ano e dizer algo diferente dos dias atuais, o que acaba por confundir as pessoas.

A última e principal dica que se pode destacar a respeito das fake news é manter a sua capacidade de questionar as supostas verdades, sem aceitar qualquer coisa como se fosse verdadeira somente porque “viu na internet”.

Fake news e a "pós-verdade"

A pós-verdade é um neologismo que foi criado para dar nome a um fenômeno social surgido na internet, onde as fake news acabam sendo vistas como verdadeiras devido à sua grande difusão.

O termo “pós-verdade” foi escolhido como a palavra do ano em 2016 pelo dicionário Oxford. A sua definição está relacionada com a ideia de que um fato concreto tem menos significado ou influência do que apelos às emoções e às crenças pessoais.

O significado disso é que, conforme o conceito de pós-verdade, acaba sendo muito mais importante crer que algo é verdadeiro, mesmo que ele não seja, do que aquilo que é um verídico de fato. Sendo assim, o uso do prefixo “pós” diz que a palavra verdade passa a ter outro significado, distinto do que possuía até então.

Tipos de fake news

As fake news são criadas por motivações distintas e, dependendo delas, podem ser classificadas em sete principais tipos, a saber:

  • Sátira ou paródia: em geral, não têm o objetivo de causar o mal e costumam estar em sites de comédia, podendo ser facilmente identificadas como falsas;
  • Falsa conexão: ocorre quando as imagens, título ou manchete não têm relação com o resto do conteúdo. Isso pode ocorrer por má conduta jornalística ou como estratégia para visar o lucro do site. É o que se convencionou chamar de “clickbait”, em que são criados títulos apelativos para as pessoas clicarem na notícia, gerando visitas e visualização das publicidades na referida página;
  • Conteúdo enganoso: é o conteúdo clássico que exibe informações falsas, podendo ser usado em diversos casos, especialmente em caráter partidário, como forma de influenciar politicamente as pessoas ou mesmo como estratégia de propaganda para atingir um objetivo;
  • Falso contexto: aqui a informação é correta, mas a pegadinha está no fato de que a notícia está sendo utilizada fora de seu contexto original. Por exemplo, é muito comum pegarem uma notícia antiga e disseminarem de forma massiva como se fosse algo recente;
  • Conteúdo impostor: esse tipo de fake news tem como característica o uso de afirmações que teriam sido ditas por fontes reais, mas, na verdade, elas nunca chegaram a dar essas declarações;
  • Conteúdo manipulado: trata-se de um tipo de fake news bem difícil de perceber. O conteúdo exibido costuma ser verdadeiro, mas o indivíduo que o produziu formula o texto de uma maneira que acaba manipulando o público em geral;
  • Conteúdo fabricado: esse tipo de notícia é bastante pernicioso, pois é 100% falsa, isto, todo o conteúdo foi inventado com o objetivo de gerar desinformação entre as pessoas, enganando-as e, consequentemente, causando algum mal.

O significado de Fake news está na categoria Significados