Significado de Falsidade

O que é Falsidade

Falsidade pode ser um substantivo, um adjetivo ou mesmo um advérbio. Sua classificação dependerá do contexto no qual a palavra estará inserida. Esse termo é empregado para se referir a tudo aquilo que é falso ou contrário à verdade.

O que é Falsidade:

O termo falsidade se relaciona àquilo que é falso, ao uso de mentiras, aos atos de calúnia, traição e deslealdade com o próximo. Tal palavra pode também estar associada à hipocrisia, fraude, adulteração ou mesmo fingimento.

Significado de Falsidade

A falsidade é uma manifestação de falta de caráter ou agir de maneira dissimulada. Em muitos casos, esse tipo de atitude é usado pelas pessoas para esconderem sua verdadeira personalidade. O contrário da falsidade é a “veracidade”, isto é, é a capacidade de ser verdadeiro, honesto e sincero.

A procura da compreensão científica é feita pelo método de verificação entre a veracidade e/ou a falsidade de situações estudadas.

Falsidade ideológica

A falsidade ideológica é uma forma de fraude criminosa que visa esconder informações, mentir ou adulterar algum tipo de documento público ou particular.

Esse tipo de falsificação tem por objetivo ludibriar ou encobrir alguma falcatrua. Ela é realizada para seu próprio bem ou para o bem de outra pessoa ou mesmo com o intuito de somente prejudicar o próximo.

O crime de falsidade ideológica está especificado no artigo 299 do Código Penal Brasileiro.

Pena – reclusão de um a cinco anos e multa se o documento é público e reclusão de um a três anos e multa se o documento é particular.”

“Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.”

O significado de Falsidade está na categoria Significados