Significado de Fauna

O que é Fauna

Fauna é um substantivo feminino. O termo tem origem na palavra em Latim “Fauna”, que teria sido a deusa romana (e esposa do deus Fauno) que protegia a fertilidade dos rebanhos e protegia a terra.

Significado de Fauna

Fauna é a expressão usada para designar um conjunto de espécies animais um determinado espaço geográfico ou temporal.

Flora é o termo usado para o conjunto de plantas, flores e vegetais.

Entende-se, portanto, que ambos conceitos são similares, porém sua diferença está presente no grupo que cada um representa. Ambos também são dependentes um do outro para a sobrevivência e manutenção das espécies.

Tipos de fauna

A biosfera é a camada do planeta em que os seres vivos habitam, ou seja, ela é o conjunto de todos os tipos de fauna e/ou ecossistemas. A biodiversidade está presente na fauna, já que existe uma grande variedade de seres vivos (animais e plantas).

Há vários tipos de fauna – que possuem suas variações conforme a região da Terra e, claro, das condições climáticas que nela existem.

Por isso, a fauna pode ser classificada por especificidades e dividida em dois grandes grupos: a fauna doméstica e a fauna silvestre.

O primeiro grupo aborda os animais que são utilizados na alimentação dos seres humanos e que precisam de intervenção humana para serem alimentados e se desenvolverem.

O segundo grupo está relacionado aos animais que não necessitam de intervenção humana para sobreviver ou se alimentar – ou seja, eles podem sobreviver sozinhos no meio ambiente onde pertencem.

 Um dos melhores e maiores exemplos de fauna silvestre é a Floresta Amazônica. Sua diversidade é uma das maiores do mundo, e corresponde a 60% do território brasileiro – com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados.

Além disso, a fauna da Amazôniapertence também à fauna brasileira.

A fauna brasileira, como um todo, é rica e variada graças aos vários tipos de ecossistemas existentes no Brasil. O país é composto por vários tipos de fauna, como, por exemplo, a fauna da caatinga, a fauna do pantanal, a fauna do cerrado e a fauna da Floresta Atlântica.

É importante lembrar que a fauna presente no pantanal brasileiro, por exemplo, está presente no pantanal de outros países, como a Bolívia ou Paraguai (pois compartilham o ambiente com nosso país), sendo que esta, portanto, não se limita a apenas um local.

Outras variações de fauna

Entre outras variações de fauna, pode-se destacar:

  • Fauna Ictiológica: subdivisão que é formada por peixes,
  • Fauna Marítima: tipo de fauna composta por animais que habitam mares e oceanos (peixes, mamíferos e moluscos, por exemplo),
  • Fauna Sinantrópica:  tipo de fauna composta por animais que convivem próximos aos seres humanos, mas que não são domésticos. Exemplos são os pombos, mosquitos, ratos e morcegos. A característica desta fauna é que esses animais podem transmitir doenças ou ameaçar os seres humanos.

Existe uma data estabelecida para o Dia da Defesa da Fauna: 22 de setembro. Este dia tem como objetivo trazer reflexão sobre a importância da fauna para a sociedade humana, pois depende-se dos animais para a sobrevivência de nossa espécie. 

O significado de Fauna está na categoria Significados