Significado de Fausto

O que é Fausto

Fausto é um adjetivo que dá qualidade àquilo que é muito agradável, próspero e feliz. Fausto também é um substantivo masculino que se refere à ostentação de posses e exibição de grandeza.

A palavra “fausto” como adjetivo remete à prosperidade e à felicidade e é utilizado em algumas expressões, como por exemplo, "uma fausta notícia", que indica uma notícia agradável, ou então “um período fausto", que significa um período próspero.

Já como substantivo, o termo “fausto” se refere mais à riqueza, ostentação e luxo, como observamos no exemplo a seguir: “Henrique levava uma vida de fausto”, que indica uma vida de ostentação e muito luxo.

Fausto também é o nome do protagonista de uma lenda popular da Alemanha, que trata de um pacto com o demônio. Fausto negocia com o demônio, chamado Mefistófeles, para viver durante vinte e quatro anos sem que envelheça em troca de dar a sua alma. Após esse prazo, Fausto é inevitavelmente levado ao Inferno, apesar de ter encontrado seu grande amor, a Margarida.

O nome Fausto também aparece no título de um poema trágico de Johann Wolfgang von Goethe, escritor alemão. Esse poema é considerado uma grande obra-prima da literatura alemã e é todo composto por diálogos rimados.

Na língua portuguesa, "Fausto" aparece como nome próprio e entre as pessoas mais conhecidas sob esse nome temos Fausto Bordalo Dias, compositor e cantor de Portugal, e Fausto Silva, considerado um dos maiores apresentadores da televisão brasileira, no qual apresenta o Domingão do Faustão na Rede Globo desde 1989.

O significado de Fausto está na categoria Significados