Significado de Favela

O que é Favela

Favela é como é conhecido no Brasil o tipo de bairro popular caracterizado pela precariedade de suas habitações, sua falta de infraestrutura e informalidade. O que chamamos no Brasil de favela é chamado de bairro de lata em Portugal, caniço em Moçambique e musseque em Angola e é encontrado em toda parte do mundo.

Em uma favela as condições de vida são difíceis, a falta de conforto e a precariedade das acomodações, aliada à desassistência e o descaso das autoridades e da sociedade civil fazem da vida do morador de muitas dessas favelas uma experiência bastante dura.

As favelas surgiram com o acumulo de pequenas moradias em locais irregulares, que cresceram desordenadamente até atingir a dimensão de um bairro. As favelas cresceram sem nenhum planejamento, com os chamados “barracos” sendo construídos um ao lado do outro ou mesmo uns sob os outros de forma desordenada sendo divididos por pequenas vielas, não tendo nenhum tipo de acesso a saneamento básico, luz, água, atendimento médico, escola e etc.

Algumas favelas são constituídas por casas de alvenaria, onde muitas delas possuem inclusive algum nível de conforto, entretanto, essas construções foram feitas sem um planejamento ou alguma supervisão de órgão competente, de modo que sua construção desordenada, cortada por vielas e servidões, permite que se caracterize como favela, mesmo que hoje em dia seja assistida pelo poder público.

As favelas são o reflexo da incapacidade do poder público, da má vontade das autoridades e de um status quo que inspira discriminação e produz desigualdades. Contudo, vem das favelas muito da produção cultural que circula nos grandes centros urbanos. Nas favelas incorporadas ao poder público, estabelecem-se condições para que músicas, ritmos, danças e vídeos produzidos nessas comunidades pobres de todo o mundo circulem pelos meios de comunicação e as redes sociais, demonstrando que nas favelas também existe arte, expressão, criatividade e consciência.

Algumas favelas cresceram tanto que são mais populosas do que muitas capitais do mundo, como a favela de Kibera no Quênia, que tem cerca de 2,5 milhões de habitantes ou a favela de Neza na cidade do México com algo em torno de 4 milhões de habitantes. Contudo, a maior favela do mundo, com uma população maior do que a de muitos países e é favela de Maharashtra na Índia, com uma população estimada em 19 milhões de habitantes.

A maior favela do Brasil fica no Rio de Janeiro e conta com uma população de cerca de 70 mil habitantes. Situada na zona sul do Rio, localizada no morro Dois Irmãos, a favela da Rocinha é um dos bairros mais famosos da capital fluminense.

Origem do Termo Favela

Durante a Guerra de Canudos, os soldados republicanos levantavam o seu acampamento em morros próximos ao local das batalhas. Um desses morros se chamava Morro da Favela, sendo que favela é o nome de uma planta típica da região dos combates.

De volta da guerra e em uma situação econômica complicada devido à falta de pagamento, muitos desses soldados se instalaram em acomodações precárias no Morro da Providência, construções essas que lembravam aquelas que eles levantaram no Morro da Favela, de modo que o apelido pegou, o morro onde se instalaram ficou conhecido como Morro da Favela. A partir disso, na década de 20 do século XX, o nome favela passou a ser associado a qualquer tipo de moradia que apresente uma construção demasiadamente simples e precária.

O significado de Favela está na categoria Significados