Significado de Fé

O que é Fé

 é uma palavra que tem sua origem mais remota no Ocidente no antigo idioma grego, onde “pistia” indicava a noção de acreditar em algo, evoluindo para o latim “fides”, remetendo à qualidade e atitude de manter fidelidade.

O que é fé?

é uma palavra que expressa confiança, doutina, dogma, credibilidade, mostrando-se como um sentimento de pura crença em algo ou em alguém, mesmo que não exista qualquer tipo de evidência comprovando a veracidade da proposição dessa crença.

Uma pessoa que tem fé em determinada coisa ou pessoa coloca-se em atitude totalmente contrária à dúvida, expressando toda a sua confiança. Para determinadas situações onde há problemas físicos ou emocionais, o fato de se ter fé indica que existe esperança de que alguma coisa mudar a situação para algo melhor e mais positivo.

Mais aplicada ao contexto religioso, a fé apresenta-se como uma virtude dos que acreditam e aceitam como autênticos os princípios de sua religião. Assim, ter fé em Deus é crer na sua subsistência e na sua onissapiência. Por outro lado, a palavra fé também é indicativo da religião de um grupo de pessoas, como podemos denotar ao dizermos sobre uma fé cristã ou uma fé islâmica, por exemplo.

O registro escrito mais antigo do conceito de fé está no idioma hebraico, no Livro de Habacuque, um volume sagrado da fé judaica presente no Velho Testamento, onde aparece a palavra “emuná”, referindo-se à fidelidade, à confiança e à lealdade.

Entre os cristãos, ter fé significa acreditar na Bíblia, na palavra de Deus e em todos os ensinamentos de Jesus Cristo do Novo Testamento, acreditando que Jesus é o Filho de Deus e seu enviado. 

Entendemos a fé como uma esperança, um convicção plena em algo ou alguém, mesmo que não tenhamos comprovação física, evidências ou sinais de sua atuação ou existência, fazendo com que o termo fé seja intrinsecamente ligado à firmeza de convicção, trazendo força e segurança para quem tem fé.

Desta forma, entendemos como razoável e certo em determinados momentos da vida, quando enfrentamos desilusões ou tribulações emocionais ou físicas, em períodos de doenças incuráveis ou de outras condições inapeláveis, que tenhamos fé para criar a expectativa de cura ou de livramento, com a certeza de que algo maior está operando algo em nosso favor.

Segundo a tradição cristã, existem três tipos de fé, sendo o primeiro a fé natural, ou seja, o ser humano carrega em si a fé desde o seu nascimento e durante toda sua vida. Esta fé natural é aquela que nos faz investir nas coisas que queremos, que faz com que tenhamos vontade de lutar e vencer os obstáculos. Também refere-se, a fé natural, à fé na existência de Deus, podendo também ser atribuída à fé do ateu, que tem a convicção da não existência de um Ser Supremo.

Como segundo tipo de fé, temos a fé para a salvação, que se reporta à convicção de que Jesus Cristo é o Messias prometido, implicando em aceitar seus ensinamentos e participar de sua doutrina.

A fé sobrenatural é o terceiro tipo, apresentando-se, no ideal cristão, a convicção da existência de Deus no coração dos fiéis. A fé em Deus é que possibilita a realização de milagres na vida de quem acredita que pode ser curado pelo poder divino.

A palavra fé é comum em algumas expressão populares, como por exemplo:

  • Fazer fé, ou seja, acreditar em alguém ou em algo, ter esperanças;
  • Dar fé, ou afirmar como verdade algo que foi expresso verbal ou graficamente;
  • Boa fé, agir e forma honesta, sem quebrar com o compromisso;
  • Má fé, agir de forma desonesta, prejudicando intencionalmente outras pessoas.

O significado de Fé está na categoria Significados