Significado de Fetiche

O que é - Fetiche

Fetiche é uma palavra francesa que, ao chegar ao Brasil, manteve a mesma pronúncia e quase a mesma escrita. Em francês, fetiche significa feitiço e vem do latim facticius, que quer dizer aquilo que é artificial ou fictício.

O que é Fetiche

Originalmente, fetiche era palavra atribuída a um objeto enfeitiçado, que eram adorados ou que eram utilizados em cultos religiosos, em geral nos de origem africana.

A área da psicologia englobou a palavra e seu conceito, com leves alterações. Fetiche ainda tem a ideia de feitiço, mas passou a ter relação com a excitação sexual. O fetiche é um objeto ou uma situação específica que causa excitação ou desejo sexual. Pode envolver metáforas da penetração ou não. Muitas vezes o fetiche tem relação à determinada profissão situação ou local onde seria praticado o ato sexual.

Alguns fetiches tem nome. O fetiche por pés é chamado de podolatria. Já o fetiche por dominar ou ser dominado ou mesmo por causar ou sentir dor durante o at sexual se encaixa na categoria sadomasoquista e é representado pela sigla BDSM, que quer dizer Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo.

O fetiche BDSM ganhou mais visibilidade após a trilogia de livros Cinquenta tons de Cinza, escritos pela americana E. L. James.

 Fetichismo da mercadoria

Fetichismo da mercadoria é a expressão utilizada quando objetos são muito desejados e se tornam sonhos de consumo. Aqui o sentido não é sexual e sim o de um profundo desejo, quase a devoção que a palavra indicava originalmente. O objeto já não serve para sua funcionalidade original e sim para manutenção ou para forjar um status social idealizado.

O significado de Fetiche está na categoria Significados