Significado de Fetichismo

O que é Fetichismo

Fetichismo é a idolatria e adoração ao fetiche, geralmente associados à magia, pois os fetiches são objetos aos quais normalmente se atribui um poder sobrenatural (podendo ser animado ou inanimado). Ele pode ainda ser feito pelo próprio homem, ou usado na sua forma natural.

O que é fetichismo:

O significado de fetichismo está, dessa forma, associado ao culto de certos objetos, e por essa razão todos os seus significados apontam para uma ligação com os espíritos sobrenaturais ou santos, ou então a todos os que estejam associados à magia, passando a representá-la simbolicamente.

O conceito de fetichismo pode ainda ter significados que o levam para o sentido figurado. Nesse caso, podemos afirmar que fetichismo é a adoração por alguém a quem temos todo o amor, dedicação. Tem também como significados:

  • Venerara alguém
  • Admiração mórbida
  • Subserviência absoluta, onde todas as ordens são obedecidas.

Outros significados estão associados ao termo fetichismo, como por exemplo, na área da psicopatologia, trata-se de uma perversão, a qual consiste em amar uma parte do corpo de uma pessoa, ou um objeto, e não a pessoa em si, por exemplo: fetiche por pés.

Uma pessoa que sofra desse problema é um fetichista.

Karl Marx também incluiu o conceito de fetichismo em suas obras, tomando outros significados.

No caso do filósofo e economista alemão, o fetichismo é uma peça central do sistema econômico criado por ele (comunismo), indicando que graças ao fetichismo, os produtos acabam por ganhar quase como uma vontade própria, passando a ser alvo de adoração por parte das pessoas.

 

 

O significado de Fetichismo está na categoria Significados