Significado de Fiat Lux

O que é Fiat Lux

Fiat Lux é uma expressão com origem no Latim, sendo que fiat significa “faça-se” e lux significa luz.

O que é Fiat Lux

Pela designação dos termos em Latim, o significado de Fiat Lux é “Faça-se luz” ou “Haja luz”.

A expressão Fiat Lux aparece no terceiro versículo do Livro de Gênesis da Bíblia. Este versículo marca o momento em que Deus estava criando o Universo, ou seja, Ele estava criando a luz.

No terceiro versículo está escrito: “(...) E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz: e houve luz. E Deus viu a luz, e foi bom, e Deus separou a luz das trevas”.

Fiat Lux também remete a ideia de criar-se ou dar origem a algo novo, como uma ideia ou um pensamento. Além disso, a frase Fiat Lux pode ser usada como metáfora, ao dissipar a ignorância (isto é, trazer clareza e verdade para as pessoas).

Fiat Lux, ainda, é uma marca bem conhecida de fósforos no Brasil. A empresa apostou neste nome como marca para abordar o sentido de “faça-se luz”.

Fiat Lux na Maçonaria

Fiat Lux é um termo visto na Maçonaria, como um símbolo – que acomete ao ponto máximo da iniciação de um novo candidato (maçon), momento em que ele está recebendo a luz da sabedoria maçônica.

Esse momento marca o conhecimento e a luz para o novo maçon, fazendo com que ele saia do mundo profano e de suas trevas para entrar no mundo místico.

O significado de Fiat Lux está na categoria Significados