Significado de Fichamento

O que é Fichamento

Fichamento é um termo que refere-se ao procedimento de organizar através de fichas de leituras partes relevantes de um texto que foi lido. Um fichamento pode ser considerado uma espécie de resumo, pode ser um método de estudo e pesquisa, e também serve para arquivar de forma organizada um conteúdo estudado.

O conteúdo de um fichamento pode ser composto por citações relevantes do texto fichado, pode ser feito através de observações escritas pelo leitor a respeito do texto e também pode ser feito como uma mescla das duas, com citações e anotações pessoais.

O fichamento é muito usado sobretudo nos meios acadêmicos, por ser considerado uma ótima ferramenta de estudo e por ser uma ótima forma de organizar o conteúdo estudado possibilitando de forma prática e fácil que futuras pesquisas sejam feitas no material fichado.

Como fazer um fichamento

Um bom fichamento é aquele que está de acordo com as normas acadêmicas e as da ABNT, é aquele que traz também a referência bibliográfica, trazendo todas as devidas informações sobre o autor do livro fichado, título da obra, editora e demais dados. E mesmo quando o fichamento não é feito a partir de um livro, a referência bibliográfica é requerida. Assim, quando o trabalho for feito a partir de uma jornal, site ou revista é importante que as informações sobre a fonte e a data constem no fichamento.

Recomenda-se que para se fazer um fichamento antes se leia o texto todo pelo menos uma vez. Então numa segunda lida o leitor começa a anotar o que de mais relevante encontra no texto, procurando anotar de forma clara e objetiva para que tudo possa ser bem compreendido posteriormente.

Para uma melhor organização e para trabalhar de acordo com as normas técnicas faz-se necessário que ao se fazer o fichamento a pessoa tenha o cuidado de colocar entre aspas tudo o que for uma citação literal do texto lido, acrescentando ainda o número da página em que se encontra a citação. Para fichamentos a norma técnica vigente é a ABNT/NBR 6023.

Para se fazer um fichamento, podemos comprar em papelarias fichas próprias, feitas para que se faça manualmente as anotações e que são depois guardadas e arquivadas de acordo com a preferência da pessoa, em ordem alfabética, por ano e etc. Contudo, podemos fazer fichamentos também no computador, utilizando programas de texto como o Word e respeitando as normas estipuladas pela ABNT.

O significado de Fichamento está na categoria Significados