Significado de Fiel

O que é Fiel

Fiel é um adjetivo de dois gêneros que significa leal, íntegro ou confiável. Essa palavra é usada para nomear a pessoa que age com lealdade e que sempre cumpre o que promete.

Sua origem etimológica provém do latim fidēle que significa “fiel ou verdadeiro”. Também pode ser uma variação do termo fides que significa “fé”.

Fidelidade é uma característica da pessoa fiel. É um indivíduo que não muda suas atitudes, sua opinião, é sempre confiável, firme em suas decisões e muito determinado. Será sempre um bom amigo com quem poderá contar em todos os momentos da vida, seja na alegria ou na tristeza, ele estará firme do seu lado.  

Fiel também pode ser usado para designar o que é exato e verídico, como, por exemplo, a narração de um fato exatamente como ele ocorreu ou a narração de uma história fiel. É empregado para fazer relação com o que é igual, como por exemplo: “João é a cópia fiel de seu pai”.

Esse termo pode ser empregado para indicar os seguidores de uma crença ou os membros de uma religião. É aquele que segue uma doutrina.

Fiel depositário e depositário infiel

São duas expressões usadas na área do Direito. O fiel depositário é usado para indicar as pessoas que são responsáveis por cuidar de um bem durante o transcorrer de um processo, isto é, a justiça deixa esses bens nas mãos dessa pessoa para que ela cuide e zele pelos mesmos.

Já o depositário infiel, é aquele a quem foi oferecido um bem para ser cuidado, porém ele não zelou ou acabou tomando para si aquilo que não lhe pertencia. A partir desse momento, ele passa de fiel depositário a depositário infiel.  

Fiel escudeiro

Fiel escudeiro é uma expressão utilizada para indicar aquele que é devotado, confiável e íntegro. É um amigo que fará de tudo para defender e proteger quem ele gosta.

Miguel de Cervantes é um dos escritores mais famosos da Espanha. Foi ele quem escreveu o livro “Dom Quixote de La Mancha”, onde narra as aventuras e desventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança.

Dom Quixote é um cavaleiro sonhador que parte pelo mundo afora para lutar contra dragões (na verdade moinhos) e espalhar o seu amor à querida Dulcinéia. Como está sempre entrando em enrascadas, é Sancho Pança quem o salva, pois ele é seu fiel escudeiro e sua razão.  

O significado de Fiel está na categoria Significados