Significado de Filosofia

O que é Filosofia

Filosofia é uma palavra grega que quer dizer "amor à sabedoria" e consiste no estudo de dificuldades básicas relacionadas à vida, à mente, à verdade, ao conhecimento, aos valores estéticos e morais e à linguagem.

O que é filosofia?

A filosofia é o estudo de questões relacionadas à mente, ao conhecimento, à existência, à verdade, à linguagem, aos valores estéticos e aos valores morais. A palavra filosofia é grega e expressa amor à sabedoria, como dito anteriormente. O filósofo é a pessoa que põe em prática a filosofia, ele é agitado pela curiosidade e fundamentos da realidade, que sempre faz com que ele busque cada vez mais conhecimento e informação, sem uma visão realista.

Origem da filosofia

A Filosofia teve sua origem na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C. Naquele tempo, a Grécia era um núcleo cultural admirável e ganhava influências de diferentes lugares do mundo.

Dessa maneira, o pensamento crítico começou a florir e inúmeros indivíduos começaram a caçar respostas fora da mitologia grega. Esse modo de meditação que procura o conhecimento constituiu o surgimento da Filosofia.

Antes de nascer o termo filosofia, Heródoto já utilizava o verbo filosofar e Heráclito empregava o substantivo filósofo. No entanto, diversos autores advertem que Tales de Mileto foi o primeiro filósofo (sem se apresentar como tal) e Pitágoras foi o primeiro que se qualificou como filósofo ou companheiro da sabedoria.

Valores estéticos

A estética é um conhecimento que se refere à beleza e também atinge o sentimento que alguma coisa admirável desperta dentro de cada pessoa.

É no campo das artes e da filosofia que o homem tem a melhor chance de revelar seus valores estéticos. A literatura, o teatro, a música, a escultura, a pintura, a dança, a arquitetura, a fotografia e o cinema, cada uma dessas artes é fonte de alegria e prazer imprescindíveis à existência humana. Cada pessoa, cada sociedade, cada geração, tem seu gosto artístico.

Valores morais

Os valores morais se referem às relações dos indivíduos na sociedade. São modelos de valores morais a verdade, a liberdade, a honra, a justiça e a responsabilidade.

Os valores morais são necessários para a convivência humana. Pois é muito complicado viver em uma sociedade em que não se pratica a verdade e a justiça.

Existência humana

Este tema foi abordado por múltiplos pensadores. Entretanto, é Kierkegaard que se utiliza das perguntas existenciais como o foco de seu estudo filosófica.

Escreveu sobre a ilusória ausência de sentido da vida, da procura de fugir do tédio existencial e sobre a efetivação de opções livres. Dessa forma, em sua liberdade, o homem opta para determinar a sua natureza.

Ter que escolher em todo momento é angustiante, pois cada alternativa refletirá diretamente no que se é. A angústia é o espelho do livre-arbítrio humano, dessa extensa possibilidade de escolher e ser culpado por cada escolha.

Filosofia da vida

Filosofia de vida é a declaração que serve para apresentar um conjunto de atitudes ou ideias que fazem parte da vida de uma pessoa ou grupo.

Também pode ser determinada por um comportamento que conduz a forma de viver de um individuo. Na maioria das vezes, essas regras são distinguidas pela religião, como por exemplo: filosofia de vida cristã, filosofia de vida budista, etc.

É importante citar que a filosofia de vida muda de acordo com a situação de cada um, e pode ser influenciada ou induzida de acordo com fatores econômicos, políticos ou sociais.

Grandes filósofos da história

  • Aristóteles era um filósofo grego e um dos maiores pensadores de todos os tempos. Suas meditações filosóficas, acabaram por configurar um modo de refletir que se ampliaria por séculos. Apresentou inigualáveis reforços para o pensamento humano, se destacando a ética, física, política, lógica, metafísica, poesia, psicologia, zoologia, retórica, biologia, histórias naturais e inúmeras outras áreas de conhecimento.
  • Platão foi um filósofo grego. Aluno de Sócrates, criador da academia e mestre de Aristóteles. Acredita-se que seu verdadeiro nome tenha sido Aristócles. Platão era um codinome que, possivelmente, fazia citação à sua propriedade corporal, como os ombros largos, o porte atlético ou ainda a sua extensa competência mental de abordar diversos assuntos. Sua filosofia é de grande influência e importância. Platão se ocupou com múltiplos tópicos, entre eles a ética, metafísica, teoria do conhecimento e a política.
  • Sócrates foi um filósofo ateniense e um dos mais admiráveis ícones do conhecimento filosófico ocidental. Suas primeiras disciplinas e pensamentos falam sobre a profundeza da natureza humana. Sócrates foi inovador no artifício e nos assuntos em que ele abordou. Seu apoio à filosofia ocidental foi fundamentalmente de caráter ético.

Antônimo de filosofia:

  • Ignorância;
  • Desamor à sabedoria;
  • Desconhecimento.

O significado de Filosofia está na categoria Significados