Significado de Finados

O que é Finados

Finados é como é conhecida a data celebrada no dia 2 de novembro dentro da tradição cristã. A ocasião é um dia para recordar e honrar todos aqueles que já faleceram, sobretudo amigos e familiares. Muitas vezes a data é chamada também de o dia de finados.

O nome “finados” é o plural de finado. A palavra finado é um adjetivo que designa aquilo que já acabou, o termo deriva da palavra “fim”; finado é aquilo que já chegou ao fim. Assim, o dia de finados, é o dia daqueles que já terminaram a sua missão aqui na Terra, daqueles cuja a vida já chegou ao fim.

O dia de finados, além de ser marcado pela lembrança e o respeito para com os entes queridos que já se foram, também é marcado pela tradição de visitar os cemitérios, levando flores e velas ao túmulo daqueles que já não estão mais entre nós, bem como fazer preces, rezas e manter um diálogo interno pessoal e para com os falecidos como uma forma de homenageá-los.

O dia é muito importante no calendário brasileiro e em nosso país o dia de finados é feriado. No México, a data também é muito importante e, por lá, as celebrações duram 3 dias, iniciando-se no dia 31 de outubro. Na ocasião, são organizadas festividades, as ruas ficam enfeitadas e por elas passam desfiles. Lá, a data é conhecida como dia dos mortos e a festividade como festival dos mortos.

No idioma inglês, o dia de finados é chamado de Dia de Todas as Almas ou, originalmente, All Souls' Day.

Origem do Dia de Finados

A partir do século XI e por ordem da Igreja Católica, passou-se a celebrar o dia dos finados, mas foi somente a partir do século XIII que o dia da celebração passou a ser o 2 de novembro. Contudo, estudos apontam que cristãos tinham como costume visitar o local onde mártires estavam sepultados desde o século I.

A escolha do dia 2 de novembro para o dia de finados se deu por ser o dia 1 de novembro o dia de todos os Santos, data católica em que se celebra e se homenageia a todos os que faleceram em estado de graça, incluindo aqueles que não foram canonizados.

O significado de Finados está na categoria Significados