Significado de Fiorde

O que é Fiorde

Fiordes são vales formados por pedras muito grandes, que foram submergidos pelo mar devido à fusão do gelo na Era glacial. Um fiorde é um enorme vale formado por rochas e inundado de água.

O significado de fiorde, em norueguês, quer dizer alguma coisa como “porto seguro” por ser um lugar com cenário extremamente bonito e ter águas tranquilas. É considerada uma área muito boa para a pesca e ancorar embarcações.

Como se formaram os fiordes:

Naquela época, a pouca temperatura terrestre colaborava para que as geleiras se ampliarem abaixando o nível médio dos oceanos. Mantos formados por gelo progrediam pelas áreas mais quentes, envolvendo e levando todas as coisas deparadas pela frente, como os pedaços de rochas. Isso é chamado de erosão glacial.

Com a erosão glacial, foram constituídos vales apertados com paredões alcantilados que acabaram sendo inundados depois por conta das quentes temperaturas terrestres, que fizeram com que o gelo recuasse, acrescendo o nível dos oceanos e alagando vales rochosos imensos.

Os fiordes são lindas obras da natureza e destinos turísticos

Os fiordes podem ter dimensões exorbitantes. Muitos ultrapassam até 350 quilômetros de comprimento, e têm mais de 1.000 metros de altura de paredões e partes submersas de aproximadamente 1.500 metros de fundura.

No Alasca e no Canadá, nas costas da região norte do oceano Pacífico e na América do Norte, estão os Fiordes maiores, e no Chile na costa sul e na Noruega nas costas ocidentais. Os principais fiordes são os de Milford Sound, fiorde de Oslo, fiorde de Geiranger, e o fiorde de Naeroy. Os fiordes chilenos são considerados muito exuberantes e são destinos turísticos muito almejados.

Fiorde no Brasil

Embora seja mais comum que os fiordes sejam encontrados nas regiões escandinavas, também existe um fiorde no Brasil, o chamado Saco do Mamanguá, que está localizado na cidade de Paraty, no litoral sul do estado Rio de Janeiro.

O acesso ao Saco do Mamanguá, único fiorde existente no Brasil, se dá através de embarcações, e também é um destino turístico muito procurado, tido como um local paradisíaco.

O fiorde Saco do Mamanguá é cercado por montanhas muito altas e tem ao fundo um manguezal cortado por rios de água doce.

A região do fiorde presente em Parati é uma área conservada e se encontra no litoral mais requisitado e visitado do Brasil. O fiorde Saco do Mamanguá é composto por duas unidades de conservação e ele faz parte da área de proteção ambiental do Cairuçu e de uma reserva chamada Reserva Ecológica da Juatinga.

O significado de Fiorde está na categoria Significados