Significado de Fisioterapia de RPG

O que é Fisioterapia de RPG

Fisioterapia de RPG é uma técnica para ajustar a postura por meio do estiramento do tecido muscular, para uma maior mobilidade, reequilíbrio dos músculos e uma melhor postura.

RPG é a abreviação para Reeducação Postural Global e é um tipo de fisioterapia que foi desenvolvido na França pelo terapeuta Phillipe Souchard e foi trazida ao Brasil na década de 1980. Ela procura alinhar todas as estruturas com articulação no corpo, como é o caso da coluna, da cabeça, do quadril e dos membros.

Para alcançar essa melhora na postura também é necessário aumentar a resistência dos músculos, e durante esse tratamento de fisioterapia, o paciente é colocado em diferentes posições, combinando a respiração para alinhar as estruturas e aumentar a flexibilidade do corpo com alongamentos.

Essa técnica é indicada para todos os casos em que há desvios na postura, quando o indivíduo se acostumou a permanecer em uma posição errada, bem como nos casos de lordoses, escolioses, cifoses, hérnias, problemas ortopédicos e até para os casos de ansiedade e estresse.

A Fisioterapia de RPG também contribui na melhora do equilíbrio do paciente e o maior benefício, além de corrigir a postura, é que evita que uma cirurgia seja necessária para corrigir tal problema.

O tempo de tratamento varia para cada caso e ele engloba pessoas de todas as faixas etárias. Esse é um tipo de tratamento que deve ser individualizado, ao passo que o paciente precisa receber total atenção do profissional apto a aplicar a técnica.

O RPG também contribui para a melhora da qualidade de vida do paciente, uma vez que elimina tensões causadas por problemas emocionais através das respirações e extensão dos músculos, melhorando até mesmo a autoestima quando o paciente se observa no espelho com uma postura mais bonita, proporcionando um equilíbrio emocional.

O significado de Fisioterapia de RPG está na categoria Significados