Significado de Flor De Lis

O que é Flor De Lis

Flor de lis é uma expressão. Flor é um substantivo feminino que vem do Latim flos, que significa “flor”. Já lis é um substantivo de dois gêneros, proveniente do Francês lis, que significa “lírio”.

O significado de Flor de lis é a representação de um lírio.

A flor de lis é uma figura heráldica muito relacionada à realeza francesa desde o século XII, tornando-se um emblema da França por ser um símbolo de poder, de soberania, de honra e de lealdade. Desde os tempos antigos em que a flor de lis aparecia em brasões e escudos da família real e outros membros desta realeza, considera-se que esta representação está mais associada com o rei Luis VIII, que provavelmente utilizou este símbolo pela primeira vez.

Além disso, a flor de lis pode também ser uma forma simbólica para a pureza do corpo e alma, ou seja, como o lírio, ela concebe a ideia de pureza, virgindade, beleza e renovação espiritual.

A flor de lis é o símbolo dos escoteiros, sendo escolhida pelo fundador do movimento, Robert Baden-Powell. Nesse caso, as três pétalas da flor de lis representam os três artigos da promessa escoteira, bem como o Norte – que é apontado por uma das pétalas –, pois orienta o jovem a tomar a direção, sempre para cima.

Flor de Lis na Pedagogia

O símbolo da Pedagogia é um caduceu à frente de uma flor de lis, embora muitos acreditem que o símbolo desta área seja uma coruja, por conta deste animal estar relacionado com a sabedoria.

O caduceu é uma espécie de bastão vertical com asas e no qual aparecem duas cobras enroladas (é como o símbolo da contabilidade).

A flor de lis permanece na cor azul, pois a safira é a pedra símbolo da Pedagogia, representando a força luminosa do reino de Deus e da pureza.

Pessoas da área tem o costume de fazer esse símbolo como tatuagem, ou também somente a própria flor de lis pelo simbolismo que ela mesma apresenta (especialmente pela renovação espiritual).

Flor de Lis na música

Na área da música, a expressão flor de lis é também bem conhecida.

Um exemplo claro é do cantor, compositor, produtor musical e violinista Djavan, com a canção “Flor de Lis”, do seu primeiro álbum “A Voz, o Violão, a Música de Djavan”, lançado em 1976.

O significado de Flor De Lis está na categoria Significados