Significado de Flor de Sal

O que é Flor de Sal

Flor de Sal, ao contrário do que o nome possa sugerir, não é o nome de uma espécie de flor. O significado de flor de sal tem a ver com o sal marinho.

O que é Flor de Sal?

Flor de sal é como se chama a fina camada de cristais de sal marinho que se forma na cobertura das salinas, na superfície da água dos oceanos.

A flor de sal é aproveitada pela culinária e é considerada como sendo um condimento de culinária gourmet, que também é chamado de “caviar marinho”. Esse apelido é dado, pois a flor de sal costuma ser utilizada em pratos sofisticados ou de alta qualidade.

A flor de sal é extraída de maneira artesanal e, após ser coletada, não passa por qualquer espécie de processo industrial. Por isso, a flor de sal é considerada como sendo o tipo de sal mais puro que existe e, por isso, uma especiaria.

A flor de sal possui em sua composição diversos elementos naturais: ferro, magnésio, zinco, flúor, sódio, iodo, cobre, potássio e cobre. Devido às concentrações desses elementos, não se recomenda que a flor de sal seja utilizada para preparo de alimentos quentes e sim como finalização, de maneira controlada, pois é mais forte que o sal comum.

Diferença entre Flor do Sal e Flor de Sal

Embora possa parecer que seja a mesma coisa, flor de sal e flor do sal são substâncias diferentes. A flor de sal é constituída por diversos cristais de sal unidos e que são recolhidos artesanalmente, mantendo a umidade natural.

Já a flor do sal possui características diferentes, especialmente em questão de crocância e de umidade. A flor do sal custa mais barato que a flor de sal. As duas substâncias possui aromas e sabores diferenciados também.

 

O significado de Flor de Sal está na categoria Significados