Significado de Fluxo

O que é Fluxo

Fluxo significa ato de fluir, movimento de maneira contínua. Faz referência a um curso de fluidos constante, num conduto, ou ao tráfego contínuo dos carros. Pode também ser usado para se referir ao constante fluido de pessoas em uma rua ou para falar sobre a circulação de materiais.

Outros significados:

  • Movimento alternado do mar, enchente ou vazante
  • Sucessão de acontecimentos (sentido figurado)
  • Grande quantidade de ideias, ações, fatos (sentido figurado)

Por exemplo: “Hoje tivemos um grande fluxo de alunos no refeitório”, que significa que muitos alunos estiveram no refeitório, acima do normal.

O significado de fluxo se prende com a movimentação de algo, ou alguém, de forma contínua. Em termos econômicos, fluxo tem outros significados, como a movimentação de pagamentos.

Outros significados recorrentes são usados, como:

  • Abundânica do volume de águas
  • Movimentação acrescida de alguém, ou algo
  • Grande quantidade
  • Superabundância
  • Movimento do mar
  • Sucessão de acontecimentos, ações, fatos, ideias

Sinônimos de fluxo: vicissitude, enchente, cheia, preamar, superabundância.

Fluxo de caixa

Quando falamos em fluxo de caixa, nos referimos a um instrumento que é usado pela empresa de forma a acompanhar a situação financeira da mesma. Assim sendo, no fluxo de caixa são registrados todos os pagamentos feitos pela empresa, assim como todo o dinheiro que recebeu.

Os empresários conseguem ter uma visão global de todos os movimentos do caixa através do fluxo, o que poderá auxiliar na conclusão de planos econômicos, publicitários, resolução de problemas, como redução de despesas ou organização de estoques.

Aqui, o significado da palavra fluxo tem a ver com a movimentação do dinheiro no caixa, tanto na entrada quanto na saída de dinheiro.

Fluxo logístico

O fluxo logístico tem significados distintos dos anteriores. Neste caso, estamos falando da integração de vários fluxos dentro de uma única empresa.

Portanto, não estamos falando apenas de transporte de produtos, o qual é feito pela logística. Quando tratamos de fluxos logísticos, nos referimos também ao fluxo de informação, de materiais, do financeiro, entre outros que compõem toda a organização da empresa.

O fluxo logístico de uma companhia inclui, desta forma:

  • Fluxo de materiais – designa o processo que vai desde a compra da matéria-prima, até à transformação dentro da fábrica (produto final), sendo que o transporte também é usado entre as etapas da produção, assim como inclui expedição, armazenamento, recebimento, e entrega do produto final.
  • Fluxo de informação – designa a transmissão de todas as informação de mercado ao produtor. Assim, informam-se os produtos que a empresa deve produzir, o que deve fazer de novo, ou o que deve ser ajustado para agradar o público-alvo.
  • Fluxo financeiro – designa a parcela de capital que vai do consumidor final até aos fabricantes. Portanto, o fluxo de logística, nesse caso, designa o dinheiro que os consumidores dão para a empresa, comprando os seus produtos, ou serviços.

Fluxo de sangue

O significado fluxo de sangue se prende ao movimento contínuo do sangue, que percorre todo o corpo.

Dessa forma, para o fluxo de sangue se completar, o sangue oxigenado vai dos pulmões até ao coração (pequena circulação), e depois é bombeado para o todo o corpo, onde se dá a oxigenação celular, ou seja, o sangue “entrega” o oxigênio às células. Em seguida, o sangue desoxigenado volta para o coração, que bombeia de volta para os pulmões, onde se trocam os gases, voltando a ficar oxigenado.

O significado de Fluxo está na categoria Significados