Significado de Fluxo de caixa

O que é Fluxo de caixa

Fluxo de caixa é a entrada e saída de recursos financeiros em um determinado intervalo de tempo. É uma ferramenta que controla a movimentação financeira de uma empresa.

Ele é utilizado para controlar a entrada e saída de dinheiro de uma instituição. É através do fluxo de caixa que a empresa poderá analisar as movimentações financeiras e verificar se sua gestão está gerando lucros ou não.

Para termos um fluxo de caixa que seja realmente eficaz é necessário que a empresa esteja associada a três tipos de ativos: o operacional, o financeiro e o de investimento.

Com o fluxo de caixa é possível identificar como e onde o dinheiro está sendo empregado e o quanto a empresa está recebendo pela prestação de serviço ou a venda de produtos que ela comercializa.

Para que serve um fluxo de caixa:

  • Executar um inventário financeiro para ter todas as informações organizadas: o inventário é de extrema necessidade para o levantamento de custos fixos e variáveis, receitas a receber e receitas em caixa. Saber sobre as parcelas a receber e sobre os investimentos e expansões que poderão ocorrer nos períodos de controle e de análise.
  • Manter os dados da empresa constantemente atualizados: é necessário que as informações financeiras sobre as movimentações da empresa sejam reais e que estejam atualizadas para que as tomadas de decisões sejam feitas de forma racional e consciente.
  • Definir os períodos para que sejam analisados os relatórios: esse período é decidido pelo gestor da empresa. Eles podem ser semanais, mensais e até mesmo quinzenais. Mas, analistas dizem que o relatório mais eficaz é o trimestral, pois com ele é possível administrar melhor a empresa. Analisar contratações, novos investimentos, possibilidade de aumento de salários e criar novas estratégias e ações para vender os produtos que estejam parados nos estoques.

Fluxo de caixa descontado

É uma ferramenta de cálculo do valor de uma empresa. Hoje em dia com as fusões de grandes instituições é necessário conhecer o desempenho delas. É por meio do fluxo de caixa descontado que é possível oferecer aos investidores uma perspectiva de futuro daquele investimento, ou seja, o fluxo de caixa futuro de uma empresa. Ele acontece sempre que uma instituição quer captar novos investimentos, oferecer ações e quando há uma fusão de empresas.

Fluxo de caixa livre

É a soma disponível que foi apurada sobre os investimentos e da necessidade de um capital de giro. É o dinheiro livre que a empresa gerou após quitar todas as suas obrigações. Ele é de suma importância para que o gestor busque novas oportunidades e aumente o valor de ações dos investidores.

O que é DRE e DFC

A demonstração de Resultado de Exercício (DRE) e a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) são dois importantes relatórios para a gestão de uma empresa. Eles estão inteiramente interligados com a variação do capital de giro. Porém, seus conceitos são bem distintos: enquanto a DRE é o resultado econômico, isto é, o lucro ou o prejuízo que foi apurado durante um período de tempo, que pode ser de um ano, por exemplo, a DFC é a demonstração da origem do dinheiro que entrou e saiu da empresa.

 

 

 

 

 

 

O significado de Fluxo de caixa está na categoria Significados