Significado de Foco

O que é Foco

Foco é tido como um substantivo masculino e flexão do verbo focar (1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem do Latim focus, que significa “lareira, fogo”.

O que é Foco:

O significado de Foco designa a visão de um propósito bem determinado, nitidez de uma imagem, assim como o ponto de convergência e o centro.

Tratando-se deste ponto que recebe a convergência, o foco é o mesmo que “alvo” de alguma coisa, é o centro, o ponto central que origina alguma coisa.

Por exemplo:

“Sou o foco das atenções nas reuniões de família.”

“O foco das manifestações era a exigência de melhorias na segurança.”

Foco é o ponto mais importante ou o principal de algo.

Por exemplo: “O foco da minha pesquisa é avaliar os níveis de risco existentes no ar para a saúde animal.”

Ou seja, nesse último sentido, foco é a concentração em um único ponto, é colocar esforços e atenção naquilo que é fundamental para a pesquisa, para que seja possível atingir os resultados esperados.

Na área da Física, em especial na área da Óptica, o termo foco indica o ponto em que convergem os raios luminosos ou o feixe de ondas eletromagnéticas e sonoras.

Já no âmbito da Geometria, foco é a palavra que indica os pontos em que um certo conjunto de curvas deve ser desenhado, isto é, é o ponto de origem dos raios vetores para determinadas curvas. Por exemplo, nas elipses, nas hipérboles, nas parábolas, entre outros.

Já na Medicina, o foco se qualifica como o ponto que, situado em um organismo, se localiza a infecção de alguma doença causada por um micróbio – por exemplo, a tuberculose. Ainda na área da saúde, o termo é utilizado para designar a localização da fonte que transmite de uma doença, como é o caso de quando se fala “foco de dengue”: indica o local onde existe água parada e é o ambiente ideal para que o mosquito transmissor se desenvolva.

Existem duas expressões que possuem a palavra “foco”:

  • Ter foco: que se refere a ter um objetivo e ser persistente em relação a ele para que futuramente possa-se alcança-lo,
  • Fora de foco: que se refere ao que está fora da zona de nitidez, que está embaçado – é um termo existente na área da Fotografia.

No sentido figurado, esta última expressão pode determinar “aquilo que está fora de prioridade”.

O significado de Foco está na categoria Significados