Significado de Força

O que é Força

Força é um termo que, na gramática portuguesa, é classificado como um substantivo feminino e significa impulso, poder, energia. A palavra força vem do latim fortia e se refere à capacidade ou poder de cumprir/realizar determinada tarefa.

Força significado/conceito de força

A palavra força serve para indicar:

  • Um esforço. Exemplo: Ela fez uma grande força para sair da prostituição e conseguiu.
  • Violência. Exemplo: A criança mordeu a outra com toda sua força.

Força é também a intensidade, robustez ou capacidade de deslocar alguém ou alguma coisa de um local para outro.

A expressão força é empregada em várias áreas que tem como objetivo designar algo a base de estímulo, pressionamento ou esforço.

Em linguagem informal e em sentido figurado, o significado da palavra força assume o papel de sinônimo de ajuda, auxílio, contribuição. Exemplo: Ana é uma de suas melhores, pois quando você mais precisa ela sempre está presente para lhe dar uma força.

O conceito de força pode também ser caracterizado como uma grandeza vetorial, vez que possui módulo, direção e sentido, capaz de resultar em alterações no movimento de um corpo e que está associada a ações de descolar, empurrar, puxar, etc.

Força na física

Um dos conceitos fundamentais da física newtoniana se chama força e essa se relaciona com as 3 leis de Newton que constam na obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687.

Aristóteles foi o primeiro a abordar o assunto força com a tese de que as elas geram o movimento devido os corpos terem tendência de permanecerem em repouso. Contudo, no século XVII Isaac Newton modificou esse conceito e foi um dos grandes precursores da força no âmbito da Física.

O raciocínio em que se fundamenta a inércia (Primeira lei de Newton) é a de que se existe aceleração (variação de velocidade) existe atuação de força. Ou seja, a força não está relacionada com a velocidade em si, mas sim com sua variação.

De acordo com a física, a natureza das forças se resume principalmente em:

  • Forças de campo – envolve a interação entre os corpos à distância. Exemplo: atração gravitacional entre a terra e o sol.
  • Forças de contato – ocorre quando há o contato direto entre dois corpos. Exemplo: empurrar um objeto muito pesado.

Existem também outros tipos de forças como:

  • Força centrífuga.
  • Força magnética.
  • Força de inércia.
  • Força nuclear.
  • Força elétrica.
  • Força de atrito, etc.

Força centrípeta

Centrípeta significa “o que se dirige para o centro”. Sendo assim, a força centrípeta, segundo a lei de Newton, é a aquela capaz de proporcionar a um corpo uma aceleração no sentido perpendicular ao vetor velocidade e sempre orientada para o centro da curva.

É a força centrípeta que provoca a variação da direção do vetor velocidade.

Força nacional

Em 2004, foi criada a Força Nacional de Segurança Pública com o objetivo de responder às necessidades urgenciais dos estados onde foram localizadas as emergências de reforço na área de segurança ou interferência maior do poder público.

A Força Nacional é baseada na Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e é composta pelos melhores bombeiros e policiais dos grupos de elite dos Estados.

Força muscular

A força muscular é representada pela superação de uma data resistência que vem por meio da contração muscular. Essa força consiste na capacidade de exercer o maior nível de tensão para um movimento corporal específico. A resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade são alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da força muscular.

O significado de Força está na categoria Significados