Significado de Fórum

O que é Fórum

Fórum é um termo que se origina do latim forum e, atualmente, é empregado para se referir ao edifício ou espaço físico onde se encontram as instalações do poder judiciário. O termo fórum também pode ser usado pra se referir a reuniões ou assembleias onde são discutidos temas de interesse de seus participantes.

O que é Fórum

Em todos os municípios e estados, existem edificações onde se encontra a sede do poder judiciário, onde tribunais funcionam e ondem atuam os magistrados. Em Portugal, o fórum é chamado de palácio da justiça.

O fórum, como o lugar onde se concentram as operações judiciais de uma localidade, é uma prática urbana que vem do Império Romano, onde o fórum era o lugar em que se concentravam não só as funções judiciais de uma região ou cidade, mas também prédios voltados para funções administrativas e o comércio. Em Roma, o fórum era a praça central da cidade, compreendendo o seu centro econômico, social, político e religioso. Em Roma, o fórum era algo equivalente ao que havia sido a ágora na Antiga Grécia.

Fórum de Discussão

Com a popularização da internet e o seu desenvolvimento, criaram-se em sites e blogs os fóruns de discussão. O Fórum de discussão é um espaço público ou privado onde usuários cadastrados podem expor e discutir opiniões sobre os mais diversos assuntos.

Os fóruns de discussão permitem que seus usuários exponham suas ideias, compartilhem informações e debatam. Além disso, em fóruns públicos, visitantes podem ler o que está sendo debatido e ter acesso a informações sem efetivamente se cadastrar e participar da discussão.

Os fóruns de discussão são organizados por assunto e por tópicos. As mensagens postadas são mostradas de modo que as mais recentes possam ser lidas primeiro e do mesmo modo os tópicos que têm postagens mais recentes são mostrados prioritariamente na página.

Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial ou FSM é um evento que vem acontecendo desde 2001 e tem como proposta debater e propor reflexões sobre os problemas do mundo, sobretudo aqueles ligados às desigualdades sociais e aos valores do sistema capitalista, que privilegia a poucos em detrimento de muitos com a sua lógica de exploração de recursos e mão de obra.

O primeiro Fórum Social Mundial aconteceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e contou com cerca de 15000 participantes. Desde então, o fórum vem acontecendo em diversas cidades do mundo.