Significado de Fossa Séptica

O que é Fossa Séptica

Fossa séptica é um recinto fechado e enterrado que é usado para fazer a depuração das águas residuais domésticas.

Geralmente esse tipo de sistema é mais utilizado na zona rural onde não há sistema de esgoto. A função da fossa é a de purificar as águas que são lançadas dos vasos sanitários para depois retornarem ao meio ambiente causando o mínimo de impacto no mesmo.

Antigamente, esse tipo de fossa era feita diretamente na terra e causava diversos tipos de doenças, além de prejudicar imensamente o meio ambiente.

Com o passar dos tempos, foram sendo criadas fossas feitas de vários materiais, como por exemplo: plásticos, fibras de vidros e até mesmo de concreto armado.

Esse processo é feito com um filtro anaeróbio que visa reduzir os impactos dos resíduos no meio ambiente. É uma espécie de reator biológico, onde os micro-organismos farão a função de depuração.

Fossa séptica consiste em um processo de tratamento de esgoto formado por três recintos interligados. Esse sistema funciona da seguinte maneira:

A – os dejetos são enviados até o primeiro recinto, geralmente tanques, que devem ser resistentes e seguros, os dejetos ficam ali depositados para que ocorra a decantação, isto é, os dejetos são separados entre sólidos e líquidos. A parte sólida fica no fundo onde será decomposta por bactérias anaeróbicas.

B – Esses tanques devem ter válvulas de escape para que os gases produzidos nessa primeira fase sejam expelidos durante a fermentação na atmosfera.

C – quando essa fossa estiver praticamente cheia, o líquido passará para o segundo tanque em um processo de filtração, depois então para um terceiro. 

D – chegando no terceiro tanque, mais conhecido como sumidouro, os líquidos que já foram filtrados serão depositados nesse recinto para depois serem reutilizados na agricultura ou em outros locais. Em alguns casos, podem ser simplesmente devolvidos ao meio ambiente.

Hoje em dia, as águas podem receber cloro para que se tornem potáveis novamente, isso vai depender da estrutura da fossa na qual foi feita essa filtração.

Apesar das fossas serem uma excelente solução para um grande problema ambiental, nem todas as pessoas possuem dinheiro para implantar essa solução em suas terras e acabam utilizando a chamada “fossa negra”, aquela feita somente cavando um buraco na terra e lá despejando todos os detritos da casa.

Fossa Séptica Biodigestora

A fossa séptica biodigestora é uma solução bem mais barata para quem deseja substituir as fossas comuns. Além de produzirem o biogás, que poderá ser transformado em energia elétrica, elas podem eliminar os micro-organismos que causam várias doenças.

Essa biodigestão é realizada em três etapas: hidrólise enzimática, ácida e metanogênica.

O significado de Fossa Séptica está na categoria Significados