Significado de Franquia

O que é Franquia

Franquia é um substantivo feminino com origem no termo em francês franchise, que significa “concessão de um privilégio ou de uma autorização”.

O que é Franquia:

O significado de Franquia é o ato ou efeito de franquear. É popularmente entendida como uma sucursal ou filial – um ramo do negócio em outra localidade, denominando-se como um sistema de comércio ou franchising.

Esse sistema é caracterizado pela existência do franqueador e o franqueado. O franqueador é o proprietário de uma marca (a associação dona da empresa) que libera a utilização da marca, onde há distribuição dos produtos e/ou serviços, marca e patente ao franqueado.

Existe um contrato devidamente detalhado sobre as condições estabelecidas entre ambas as partes. Dependendo do direito de distribuição, a franquia pode ser exclusiva ou semiexclusiva.

Um dos tipos que fazem mais sucesso no mundo das franquias é na área da alimentação. Restaurantes e lanchonetes já possuem um grande fluxo de clientes, pela marca ser conhecida, e também contam com um cardápio bem adaptado e apreciado. O prestígio da marca é uma característica que aumenta a fama do franqueador.

Considera-se um sistema muito procurado, já que o franqueado investe um valor determinado para ter direito ao uso do nome e métodos do franqueador, além de aprender toda a experiência do negócio. Essa forma é uma das preferidas para abrir um negócio próprio.

Esse investimento é chamado de franchising fee, isto é, a taxa inicial que o franqueado paga quando o contrato é assinado.

Mensalmente (ou como o contrato estipular), o franqueado deve pagar uma parte do faturamento bruto obtido pela franquia ao franqueador – os chamados royalties. Outro dever o franqueado é contribuir com uma taxa de propaganda e publicidade que serve para divulgação feita pelo investimento do franqueador– ela retorna em forma de lucro para o franqueado.

O termo franquia pode significa também quando um navio entra no porto de alguma alfândega com privilégio de não pagar os impostos.

Mesmo não presente nos dicionários, mas falada na língua portuguesa, existe a palavra franquiado (com i) e franqueado. Franquiado é um substantivo – uma junção do termo franquia com o sufixo “ado” – que está associado ao termo franquia, no sentido de franchising.

O significado de Franquia está na categoria Significados