Significado de Fugaz

O que é Fugaz

Fugaz é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, é usado tanto para masculino como para feminino. A palavra tem origem no Latim fugax que significa “que escapa com facilidade” – o termo vem de fugire, que significa “escapar, fugir”.

O que é Fugaz:

O significado de Fugaz está relacionado a algo veloz, ou seja, que corre com rapidez, que foge rapidamente.

Em sentido figurado, o termo fugaz é usado para denotar algo que é efêmero ou transitório.

Fugaz representa situações, ações ou acontecimentos rápidos e passageiros – que duram pouco. É por isso que o termo é associado com os verbos fugir e escapar e também por ter a palavra “fugitivo” como originária dessa palavra.

Representações artísticas também fazem uso da palavra e do conceito de fugaz. O seu uso constante dá-se pela veracidade quando se diz que a fugacidade é um aspecto da vida, por exemplo, em “Sonho de uma Noite de Verão” de William Shakespeare.

Muitos brasileiros possuem dificuldade em usar a grafia correta da palavra fugaz, cometendo o erro de usar “fulgaz”. O correto é fugaz da mesma forma que sua etimologia em Latim.

Exemplos de frases com o termo fugaz

“O amor que notamos naquele casal foi fugaz. Soube que ambos não estão mais juntos.”

“Os gatos costumam ser fugazes. O meu, por exemplo, tem o costume de escapar frequentemente e também pode se esconder muito bem.”

“Aquele encontro que tive ontem à noite foi fugaz, mas valeu a pena.”

O significado de Fugaz está na categoria Significados