Significado de Fúlgidos

O que é Fúlgidos

Fúlgidos é a forma plural de fúlgido um adjetivo masculino que designa aquilo que fulge, que brilha ou é brilhante, fulgente, resplandecente, reluzente ou cintilante.

O que é Fúlgidos

Tudo aquilo que brilha significativamente, que emite muita luz ou a reflete, que tem uma luz ou brilho que chama a atenção, é chamado de fúlgido; aquilo que é luzente, candente, fulguroso, radiante, fulgurante. A palavra fúlgido se origina no idioma latim fulgere, termo que pode ser traduzido como “emitir muita luz, brilhar”. O verbo fulgir, que dá origem a palavra fúlgido, pode ter o mesmo significado de resplandecer.

Em português, podemos encontrar o termo fúlgido também com um sentido figurado, podendo ser entendido como aquilo que realça ou se sobressai; fúlgido assim pode ser entendido como aquilo que se destaca, que chama atenção.

E o Sol da Liberdade em Raios Fúlgidos

A palavra fúlgido não tem um uso muito comum no Brasil, sendo uma palavra mais pronunciada em meios cultos ou eruditos, entretanto, todo o brasileiro conhece-a graças à famosa estrofe do Hino Nacional Brasileiro: “E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante…”.

No hino do Brasil, os raios fúlgidos referem-se à qualidade dos raios do sol da liberdade e são usados também com o objetivo de evitar repetições na letra do hino deixando-o mais eloquente. 

O hino diz que o sol da liberdade brilhou sobre o Brasil com raios fúlgidos, ou seja, com raios muito brilhantes e iluminados. A liberdade aqui é aquela que o Brasil conquistou libertando-se do domínio português.

O significado de Fúlgidos está na categoria Significados