Significado de Fundamento

O que é Fundamento

Fundamento é um substantivo masculino e flexão do verbo fundamentar (1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem do Latim fundus, que significa “vasto, fundo”, isto é, “a parte de baixo, área de terra, alicerce”.

O significado de Fundamento engloba as regras ou leis primordiais que regulam alguma coisa, isto é, é a base, o principal apoio, o princípio de algo.

Por exemplo: “A justiça é o fundamento de um Estado.”

No sentido figurado, fundamento pode ser o termo utilizado para definir a causa, o motivo ou a explicação de algo ou alguma coisa.

Por exemplo: “Sua preocupação não tem qualquer fundamento.”

Ainda, fundamento pode ser aquilo que serve de prova e evidência de que um fato é verdade, ou seja, é um argumento que pode estabelecer a veracidade de uma situação.

Outra definição para a palavra “fundamento” está associada como sendo o alicerce que sustenta uma estrutura. É a base ou o sustentáculo de alguma coisa, o apoio ou o eixo mais importante, como, por exemplo, os fundamentos de um edifício.

O sentido que também é atribuído, voltado para essa ideia, é também a de sustentamento de teorias, isto é, fundamento se torna a reunião de argumentos ou conhecimentos que sustenta um sistema, uma teoria, uma religião, uma filosofia, um conceito, etc.

Fundamento tem como sinônimos os seguintes termos:

  • Argumento,
  • Causa,
  • Critério,
  • Esclarecimento,
  • Evidência,
  • Justificativa,
  • Lógica,
  • Motivo,
  • Parâmetro,
  • Razão.

Com base no significado de alicerce, fundamento é o mesmo que eixo, estrutura, fundação, sustentáculo e firmamento.

“Fundamentos da Matemática Elementar” é o nome de uma coleção conhecida que traz um completo conteúdo de Matemática elementar para estudantes.

Fundamento esportivo

Fundamento esportivo é a expressão que descreve o conjunto de normas e regras que cada modalidade de esporte, sendo que estas normas e regras podem estar tanto no âmbito técnico, como no tático ou físico.

Por exemplo, destacam-se os fundamentos do voleibol, os fundamentos do handebol, os fundamentos do futsal, os fundamentos do basquete, os fundamentos do futebol, entre vários outros.

Fundamento religioso

Fundamento religioso, ou mais conhecido como fundamentalismo religioso, é o conjunto de normas que estão presentes em uma certa religião. Todas as religiões, obviamente, possuem seus próprios fundamentos e são eles os responsáveis pelos aspectos que as diferenciam das demais.

Os fundamentalistas religiosos são os indivíduos mais conservadores que seguem uma religião e obedecem de maneira literal todas as leis impostas, mesmo quando estas leis estejam em conflito direito com qualquer princípio ético ou moral. Ou seja, estas pessoas pregam que os dogmas de seus livros sagrados precisam ser seguidos à risca.

O significado de Fundamento está na categoria Significados